sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sessão Ordinária do dia 07 de Abril de 2015

Na Sessão Ordinária do dia 07 de Abril, (Dia Mundial da Saúde) estiveram na Tribuna da Câmara Municipal de Barcarena, representante de pais de aluno, aluno, professora da escola José Maria Machado e representante do MEI, que explanaram sobre a saúde da educação nas escolas publicas em Barcarena, as dificuldades que enfrentam os 1600 alunos da escola José Maria Machado, assim como demais instituições de ensino da rede estadual, por não oferecer condições aos alunos uma educação de qualidade, pelo completo abandono das autoridades do estado do Para.

O que me chamou atenção foi o pronunciamento do vereador Luiz Tavares, quando se reportou na defesa do assunto, que mais uma vez citou o nome de Sebastião José de Carvalho e Melo, (Marquês de Pombal), que foi secretário de Estado do Reino de Portugal durante o reinado de D. José I (1750-1777), culpando pela situação critica da educação no Brasil, pelas mudanças que eles fez; entre elas a expulsão dos Jesuítas de Portugal e do Brasil em 1759. Da qual os Jesuítas eram os responsáveis na educação nas colônias Portuguesas pelo acordo com as normas da contra Reforma idealizada pela Igreja Católica.

Esquece o vereador que estamos no século XXI, e depois do Marques de Pombal, que morreu em 1782, já houve várias transformações sociais no Brasil e muitas reformas na educação, entre elas o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172/2001, e a Dilma só fala em Pátria Educadora.

Então a culpa é da atualidade que falta colocar em prática o que escrevem, o vereador estar no seu sexto mandato consecutivo, 22 anos e quatro meses de Parlamento, com duas passagens como vice presidente na Mesa, uma de presidente do Legislativo e não tem um Projeto de Lei, que tenha melhorado a educação e marque sua trajetória na política de Barcarena, exceto as várias trocas de partidos, as vaia que levou, quando defendeu o prefeito Wandik Gutierrez no seu segundo mandato (1997ª2000), que parte do Parlamento pediam seu afastamento, quase pelo mesmo motivo que vive a situação de abandono Barcarena na gestão do Vilaça.

Também Luiz Tavares será lembrado por ser prefeito por um dia, e nos seus belos discursos quando aprovaram o PCCR e derrubado na atual gestão do Vilaça. Mas se o vereador ainda sonha em ser prefeito em um mandato completo, que coloque em prática, toda a sua teoria que aprendeu nas universidades e sua experiência de mais de duas décadas de parlamentar e o que está escrito no seu perfil no Site www.barcarena.pa.leg.br que diz:

Exerce seu 6º Mandato. Iniciou sua vereança em 1993. Natural de Barcarena PA. Formado em Economia, com Pós Graduação em Administração Pública e Gerenciamento de Cidade. Entre seus principais objetivos para Barcarena, destacam-se: contribuir efetivamente para melhoria da Educação, Saúde, Saneamento Básico, Transporte, Cultura e Lazer, enfim, da qualidade de vida dos Barcarenenses e do desenvolvimento de Barcarena.

Parte da história que o vereador não contou: “Pombal ficou conhecido também pelo grande impulso que deu à educação em seu país: isso fazia parte de seu plano de atualizar Portugal em relação ao restante da Europa. Ele foi autor de leis que proibiram escravizar índios e acabou com a discriminação dos cristãos novos (judeus convertidos à fé católica nos tempos da perseguição da Inquisição). Reformou a Universidade de Coimbra, o Exército e a Marinha. Reorganizou as finanças do Estado, criou a Imprensa Real e a Escola de Comércio, e deu impulso a várias manufaturas para tornar Portugal menos dependente da Inglaterra”.

Ari Soares (Foto de arquivo de Ari Soares)


                ******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário