domingo, 14 de junho de 2015

Um breve histórico da Vila do Conde

Eu fui recebido com muito carinho pelos amigos do Centro Comunitário, a presidente Quezia Costa e seu vice, os amigos Simeão e Nery das publicidades da Vila, além do comunitário palheta que falaram da história da Vila de Conde, também fui apresentado ao morador mais antigo da Vila, o viúvo Osvaldo Cristo dos Anjos, com 104 anos, muito alegre e vigoroso, uma lucidez de fazer inveja, falou de quando veio morar na Vila, seus moradores eram apenas de pescadores e agricultores, “hoje a Vila de Conde está completamente mudada”, ressaltou sorrindo. Torcedor do união esporte clube, devoto de São João Batista, seu Vavá como é mais conhecido é muito querido pelos moradores de Vila de Conde. 


Um breve histórico da Vila do Conde: Habitada inicialmente pelos Índios Mortiguras, oficialmente sua fundação data de 1653 com a construção da capela de São João de Mortigura pelos padres Jesuítas.

Em 1720 a capela deu lugar a atual Igreja de São João, construída em estilo colonial. A principio a Igreja foi construída com a frente voltada para o Rio Pará, em 27 de Dezembro de 1823 foi inaugurado um novo pórtico aberto para a terra, segundo relatos de moradores mais antigos pelo motivo dos fortes ventos vindo do mar, que apagavam ás velas, então houve a necessidade da mudança que permanecem até hoje.
Com a expulsão dos Jesuítas por forças da política pombalina o local recebeu o nome de Vila do Conde. A partir de 1943 com a emancipação política do Município de Barcarena, pelo Decreto Estadual 4.505 de 30/12/1943 passou a ser denominado Distrito de Murucupi e a pertencer a Barcarena.

No dia 10 de Junho Vila de Conde completou 362 anos de fundação e uma programação foi elaborada para festejar a data. Entre as ações que foram realizadas: palestras, momento gospel com a participação de todas as igrejas de Vila do Conde, momento esportivo e cultural, e uma ação de cidadania por parte da Secretaria de Assistência Social de Barcarena, que aconteceu na manhã deste sábado (13).

 A Secretária Juliena Nobre, falou que as ações têm acontecido em diversas localidades de Barcarena e especificamente no Conde, uniu o aniversário da Vila com o 18 de Maio, “Dia Nacional ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, e as ações foram também voltadas a elas e suas famílias, a incidência é muito grande por ser Conde uma área portuária. disse Juliena Nobre. Emissão de documentos, atividades de saúde, cadastramento nos programas sociais, entre outras, fizeram parte da ação.
A secretária afirmou que a próxima ação itinerante será nas Ilhas, com data e local ainda a ser confirmada.
A noite acontece um show na praça da matriz com muitas atrações, no dia 21 de Junho começa a festividade de São João Batista, que se estende até o dia 27 de Junho. O Tema: “Com São João Batista sejamos uma Igreja á serviço da sociedade. O Lema: Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir”

Outras fotos:




     ********************************************************************************************

Um comentário:


  1. estimado Ary, sendo voce estudioso da historia de Barcarena, gostaria de saber se o dileto pesquisador possui alguma informacao ou pesquisa sobre o Engenho Arapary, que segundo alguns tambem foi obra dos Jesuitas, construido no Rio Para/Carnapijo com RIo Arapari. se tiver mantenha contato comigo

    ResponderExcluir