terça-feira, 6 de maio de 2014

Resumo do pronunciamento do Vereador Luiz da Costa Leão, pela liderança do seu partido PDT, na Sessão Ordinária de 06 de Maio de 2014, da Câmara Municipal de Barcarena.







Resumo do pronunciamento do Vereador Luiz da Costa Leão, pela liderança do seu partido PDT, na Sessão Ordinária de 06 de Maio de 2014, da Câmara Municipal de Barcarena.

Feitos os cumprimentos de praxe. 

O Vereador ressaltou sua volta depois de cumprir o tempo determinado pela licença médica, para tratamento de saúde de 60 dias, pedindo a Deus que lhe dei saúde para concluir o seu quinto mandato como Vereador.

Falou que usaria o espaço partidário, sobre o ofício destinado ao Executivo Municipal, que devolveu a representação de liderança de governo.

 Na ultima quinta feira, em uma reunião partidária a nível estadual, que contou com as presenças do secretário geral do PDT no Pará, e o novo superintendente do Ministério do Trabalho no Pará; decidiram em devolver, a liderança do governo de Antonio Carlos Vilaça, na Câmara de Barcarena.

E porque decidiu: porque o PDT fez parte da coligação que elegeu o prefeito Antonio Carlos Vilaça, juntos com outros partidos no propósito de uma esperança de vida melhor para o Povo de Barcarena.

“E a maneira como este governo, governar, não dar para representá-lo, não tem o que falar de bem nesta Tribuna, como é que nós podemos defender um governo que não tem respeito com servidores públicos, com os munícipes, que não tem respeito com essa Casa, e não tem respeito com ninguém. É esse motivo da nossa desistência de representar o governo nesta Casa”. Disse o Vereador, justificado aos Vereadores e a toda sociedade, sua renuncia de líder do governo.

Disse Luiz Leão que voltaria a falar na Tribuna no espaço como Vereador de outros assuntos: Questão da greve dos professores, dos estudantes que não conseguem passe estudantil, ninguém quer mais vender para administração, que iria protocolar um requerimento para saber o valor da arrecadação de Barcarena.

 Outros requerimentos que o Vereador iria solicitar: para a polícia federal e o ministério publico federal, sobre a questão das escolas, que era para serem construídas em nove meses e já têm quase três anos, e não foram construídas.

Solicitou que o prefeito tome uma posição sobre o secretário de educação Pedro Negrão, que recebe e não vem em Barcarena e que de fato, e a secretária adjunta, que assina as portarias, que exonera, que toma as decisões.

Lembrou que foi o Vereador mais votado do pleito de 2012, com 2.920 votos e vários dos seus eleitores estiveram em sua residência, pessoas que acreditam na sua reeleição, pediram que falasse em prol do Povo.   

  Afirmou que o seu partido tem cargos na administração, mais que não ficaria calado diante das situações que ocorrem em Barcarena. Que o prefeito Vilaça, não sabe administrar, que ele não sabe por onde começar e não saber por onde termina, que é mandado pelos secretários. Dizendo que o prefeito não tiraria seu mandato de Vereador, porque foi o Povo que votou, e por esse Povo, ele iria cobrar até o final, para o prefeito respeita o Povo de Barcarena. 

Concluiu dizendo, que o programa de governo da campanha do prefeito Antonio Carlos Vilaça, até agora nem um item, foi executado. O motivo da sua indignação com partidário!

No segundo momento pronunciando-se como Vereador, alertou ao presidente Paulo Alcântara, que faria de forma verbal os requerimentos já ditos, no espaço anterior.

Fez referência ao pronunciamento do Vereador Padre Carlos, que falou sobre as creches, sobre as quadras, e sobre os recursos que estão em Barcarena, mais as obras  estão sem andamentos.

Ele fez um ofício através de seu gabinete pedindo a secretária de educação, para fornecer dados dos recursos dessas obras federais na área da educação, que foram contempladas no ano de 2012, as cinco creches, e as quadras, ela não respondeu.

Disse que faria o requerimento pedindo que ela forneça esses dados, para acompanhar os recursos, que faria também requerimento escrito para o ministério publico federal e a superintendência da polícia federal para que seja feito um relatório dessas creches, porque na licitação era para ser construída em nove meses, e já foram liberado 70% em recursos e as obras não tem 30%  construída.

O Que chamou a sua atenção, que o prefeito colocou um outdoor na cidade, dizendo que estar construído 70 obras. Ele perguntou ao prefeito onde estavam as 70 obras, que as únicas obras que têm na cidade, são obras do governo federal.

Perguntou onde estavam os recursos de 50%, no valor de  956 mil reais para construí a nova escola Santa Sofia, outro requerimento que estava solicitando. Pedindo aos Vereadores para refletir: O prefeito Vilaça quando assumiu, ele disse que ia colocar técnicos preparados para fazer a mudança em Barcarena, porque achava que os de Barcarena não eram competentes. Os secretários que ele nomeou natural de Barcarena, nenhum deles até agora, estão sendo denunciados por corrupção. Já os secretários que vieram de fora, estão sendo denunciados por corrupção.

Citando o nome de Pedro Negrão que deixou um rombo e nem foi exonerado, encostaram ele para receber 12 mil reais, sem fazer nada por Barcarena. Falou da licitação da merenda escolar que foi direcionada para uma empresa de conchave político, com valor super faturado em três vezes, do que as empresas de Barcarena venderiam. E que os dois secretários da educação não conseguem resolver nada. Sendo mais um requerimento que ele ia solicitar para explicar sobre os secretários da educação.   


Pediu ao presidente que garantisse seu direito da sua fala, (no momento os professores manifestavam, em palavras e apitavam interrompendo o pronunciamento do Vereador)

Luiz Leão seguiu dizendo para uma parte professores que estavam presentes na galeria. Que em momento algum, os Vereadores foram contra as  reivindicações dos professores, que eles tinham seus direitos e a posição de cada Vereador na Casa, e de escolher seus assuntos. Voltando a falar do abandono da cidade, nas ilhas, e que Barcarena não tem expectativas de melhorias, porque administração nem conseguem licitar os recursos do governo federal para execução das obras em Barcarena.

Disse ao professores, que ele votou a favor dos professore, ele nunca iria votar contra os professores e nem qualquer categoria do município de Barcarena. Ficando difícil de continuar com seu pronunciamento devido o barulho que faziam a categoria, o Vereador Luiz Leão, encerrou seu pronunciamento.

  O presidente suspendeu a Sessão por 10 minutos.

No retorno o presidente comunicou que mandou uma assessora avisar a liderança da categoria, que atenderia para conversar com três professores, no termino da Sessão, alertando que estavam na pauta da Sessão projetos para ser votado.

 Lembrou que na Sessão do dia 22 de Abril, os Vereadores já tinham garantidos que não mexeriam no PCCR da categoria. 
E quanto o pedido de cassação do prefeito, que pediam os manifestantes. O Vereador comentou que qualquer cidadão poderia pedir o processo de cassação, dês que tenha, elementos que prove qualquer decorro administrativo, e não havia nenhum pedido de uma comissão de inquérito parlamentar na Casa.

  Sobre as contas da atual administração, falou o Vereador que ela só é aprovada na Câmara, depois de aprovadas no Tribunal de Contas do Estado, e que ainda não chegou nem uma conta desse mandato para ser avaliada pelos Vereadores.

 Completou suas palavras dizendo: que todas as vezes que os professores pediram espaço, foi concedido, e quantas vezes pedir será concedido, dês que faça o pedido dentro do protocolo.

Não houve acordo com os manifestantes, o presidente solicitou que deixasse  as lideranças adentrassem no Plenário para conversar com os Vereadores.

Redação de Ari Soares de Barcarena, fotos Câmara Municipal de Barcarena.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário