domingo, 4 de maio de 2014

Resumo do pronunciamento do vereador Thiago Lima Rogues e Wladimir Santa Maria Afonso, presidente da associação dos vereadores do Baixo Tocantins; que explanou assuntos importantes para região. Na Sessão Ordinária do dia 29/04/2014, da Câmara Municipal de Barcarena.

 Resumo do pronunciamento do vereador Thiago Lima Rodrigues, na Sessão Ordinária do dia 29/04/2014, da Câmara Municipal de Barcarena.



Fez os cumprimentos de praxes.

Concordando plenamente com a discussão de uma possível implantação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina, uma discussão que se arrasta por mais de 10 anos e por muitos, era considerado um sonho impossível.

E hoje, a partir da reativação da associação dos vereadores do Baixo Tocantins, a partir dos trabalhos de todos os municípios do Baixo Tocantins e até municípios que não fazem parte, como Concórdia do Pará, Tomé Açu, Bujaru, que são do vale do Acará, estão compartilhado com o Baixo Tocantins nessa discussão.

Associação apresentou novamente a pauta principalmente as câmaras municipais, as secretarias de educação, sindicatos, população e a os atores sociais, mostrando a importância que a Universidade Federal da Amazônia Tocantina vai ter; não individualmente para cada município, mais para toda a micro região do Baixo Tocantins.

A nossa região há muito tempo tem ela sido abençoada com grandes projetos industriais, como foi o caso da cadeia do alumínio em Barcarena, o pólo de azeite de dendê, que atinge diretamente os municípios de Moju, Tailândia e Tomé Açu. Mas na contra mão, de todo esse desenvolvimento. Infelizmente o pode publico nunca teve uma visão para a importância, que é fazer a qualificação profissional dos munícipes, que moram a redor desses projetos.

E há muito tempo reclamamos que os bons empregos, os bons salários, infelizmente têm que ser trazido de fora, e isso é culpa exclusivamente nossa, por não preparar a nossa mão de obra, para ocupar os cargos nesses empreendimentos.

Ano passado nós tivemos a oportunidade de encabeçar, com ajuda da presidência da câmara de Barcarena, com ajuda do vereador Padre Carlos Silva, uma audiência publica, que foi realizada no salão paroquial, que infelizmente não conseguiu provocar a população da importância do tema. Naquela ocasião, sem querer fazer qualquer comparação o vereador no momento citou: “Jesus Cristo quando começou a sua evangelização, começou falando para poucas pessoas. E hoje todos nós sabemos o legado que ele nos deixou”

Então esperamos que essa ideia, que para muitos e abstrato ela possa, a partir do momento que houver a união, das câmaras dos vereadores e da população, ela possa ser concreto.

Aproveitou a transmissão da Sessão que é realizada ao vivo pela internet, que os internautas sejam compartilhadores, que retransmitam essa informação, e que todo possa estar no dia 08 de Maio na ALEPA, para discutir com todos os deputados, junto com lideranças de outros municípios, para que a Universidade venha a ser implantada e suprir, parte do atraso educacional que o Baixo Tocantins deixou de ter ao longo desses anos.

Outro assunto o vereador falou, da inauguração do complexo portuário da empresa Bunge que aconteceu na sexta feira 25/4, que contou com a presença dos vereadores de Barcarena, um grande projeto que é mais importante para o governo do estado e do governo federal. Na sua observação no ato da inauguração desse grande empreendimento com as presenças, de secretários, de prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, ministros de governo, governador e presidenta. E o nome do prefeito de Barcarena foi citado duas vezes.

O vereador ressaltou que não estava defendendo o nome do prefeito Antonio Carlos Vilaça em especial, mas que estava falando da importância de qualquer nome que esteja como prefeito de Barcarena, parece que o porto, não estar em solo de Barcarena, parece que estar flutuando e parece que mais uma vez o povo de Barcarena vai ficar somente com ônus e o bônus vai ficar para o governo do estado e do governo federal.

Direcionou seu pronunciamento ao vereador Padre Carlos Silva, pedindo que não intérprete, como discurso político, porque seu principal partido chama-se Barcarena, que não adiantava dizer que o retorno vem com creche, com UPA, que o retorno vem com UBS. Para o tamanho do ônus que fica para o município, o bônus e muito pequeno.

Mostrou que seu pronunciamento foi imparcial, criticou o governo do estado do seu partido PSDB, lamentando que o pacto da educação que foi assinado, em que grande parte da riqueza que será gerada pelo investimento, seria invertido na educação, mas esse pacto não ficou nada amarrado, não ficou um centavo para escola de Barcarena. E as escolas do governo do estado em Barcarena na sua maioria precisam de reformas.Citando os nomes das escolas.

Pediu a seus pares que o acompanhe no voto de repudio pela maneira como os governos, federal e estadual tratam o município de Barcarena, deixando as mazelas e poluição.

E que pelo menos uma vez na história de Barcarena, esses empreendimentos tragam de maneira concreta oportunidades de empregos e renda para o povo de Barcarena.

O porto de Vila do Conde é muito importante para o Brasil, para resolver o entrave da importação, mais Barcarena não quer ser vista como solução para o Brasil, Barcarena quer ser vista principalmente como solução para os próprios barcarenenses. Concluiu agradecendo! 



Redação de Ari Soares, foto Câmara Municipal de Barcarena.


  ***********************************************

Resumo do pronunciamento do vereador Wladimir Santa Maria Afonso, presidente da associação dos vereadores do Baixo Tocantins; que explanou assuntos importantes para região. Na Sessão Ordinária do dia 29/04/2014, da Câmara Municipal de Barcarena.



Considerou os assuntos como informes e um pedido de união: apresentando-se para o Plenário como presidente da associação do Baixo Tocantins, e que vem a um ano, levantando alguns temas polêmicos e um dos temas, é o Projeto da UFAT (Universidade Federal da Amazônia Tocantina), fazer chegar às câmaras mobilizar os vereadores juntamente com o coordenador, com o reitor da universidade, os movimentos sociais, prefeitos, secretário de educação e tentar fazer com esse projeto, sair do papel, que já está tramitando, há mais de 10 a anos.

Felizmente vai se tornar uma realidade, citando o nome dos membros da UFAT. Dizendo Wladimir: “Que o Baixo Tocantins, está sendo incentivado, porque conseguimos mexer com o brilho da Região.”

Falou da importância das presenças dos colegas vereadores, do secretário de educação do município de Barcarena, do prefeito para estar dia 08 de Maio, na Assembléia Legislativa do Estado, para debater não só a questão da UFAT, mas outros temas de relevâncias para Região.

Outro assunto que Wladimir comentou que esteve na entrega do porto pela presidente Dilma Rousseft, que é vital para emprego e renda para esse município, pedindo ajuda aos Edis, porque vai começar as derrocadas do pedral do Lourenço e esse projeto vai passar em frente à Barcarena, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Baião e Mocajuba, lá já assinaram convênios para as derrocadas.

Questionando sobre as derrocadas dos nossos rios que serão impactadas, que serão também debatidas na audiência na ALEPA, alertando para um fato que aconteceu das cidades que foram impactadas para os projetos da Eletro Norte, Barcarena, Abaetetuba, Oeiras do Pará e Moju, estão totalmente de fora do projetos e foram impactadas pela Hidrelétrica.

“Só vamos ter coexistência e apoio, se vossas excelências presidentes de Câmaras, colegas vereadores, se unirem a nós; o estudo existe, se vocês foram impactadas, pra nós não interessa saber que Barcarena e nosso primo rico, não existem na mente da associação, o que interessa é saber que Barcarena foi impactada e que precisa rever os seus direitos que têm, e só vai rever, se nós, nos unirmos”. Afirmou Wladimir

Convidou os vereadores para o 2° encontro dos vereadores do Baixo Tocantins no dia 24 de Maio, onde serão debatidas as esferas, estadual e federal, com a presença do governador Simão Jatene.

Deixou um alerta: Que o Baixo Tocantins precisa de uma união forte das câmaras, para que não tirem os poderes do Legislativo, e só uma união terão bons frutos.

Finalizando: Elogiando o vereador Thiago Rodrigues pela sua participação na discussão da implantação da UFAT, assim como o Padre Carlos e todos os vereadores. Agradecendo o espaço.

Redação de Ari Soares de Barcarena, foto Câmara Municipal de Barcarena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário