domingo, 24 de novembro de 2013

Festividade de São Francisco Xavier, ano 2013.



Tive a oportunidade de vivenciar mais um Círio do Padroeiro de São Francisco neste Domingo24/11, pela manhã Festividade que começou  no dia 11/11 e vai até o dia 03 de Dezembro dia data que relembramos a sua morte.
São Francisco foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão é o padroeiro dos missionários.
                                  
 Foi beatificado pelo Papa Paulo V a 25 de outubro de 1619 e canonizado pelo Papa Gregório XV, a 12 de março de 1622, em simultâneo com Inácio de Loyola. É o santo patrono dos missionários. O seu dia festivo é 03 de dezembro em Barcarena feriado municipal, instituído pela Lei municipal N° 808 de 10 de Outubro de 1977 e assinado pelo então prefeito José Pinheiro Rodrigues.

Ontem Sábado aconteceu a Transladação, que percorreu alguns Bairros até a Igreja da Matriz em Barcarena. E hoje o Círio propriamente dito, em cinco partes; celebração da Santa Missa na Igreja da Matriz, pequena Romaria que levou a Imagem até o trapiche municipal, cortejo fluvial com chegada no perto da balsa na Vila, caminha até a Igreja de São Francisco, com Celebração da Santa Missa, com a Imagem do Santo a disposição dos fieis em sua berlinda para receber as homenagens.






No trajeto da Procissão do porto da balsa a Igreja de São Francisco construída pelos jesuítas Franciscanos; foram realizadas muitas homenagem, ente ela na escola municipal que leva o nome do Padroeiro. O grupo de socorro voluntários estivem presentes, assim como DEMUTAN, policia militar e corpo de bombeiros.
O clima na Vila é de festa; ruas e casas enfeitadas na alegria de receber visitantes com mesas fartas e renovando sempre a esperança de no próximo anos acontecer novamente. 

Ari SSoares Comunicações Texto e Fotos

*****************************************************************************
 

Grupo de Voluntários formados há dois anos;
Conta com 20 jovens voluntários, disponíveis na pratica do bem. Nesta Romaria participaram oito jovem que  ficaram atentos no embarque e desembarque dos Romeiros e por toda Romaria dispostos a pratica da Solidariedade.


Um comentário: