terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Eugênia faz um balanço das Ações realizadas pela SEMUSB.



Barcarena completa no dia 30/12/2012, 69 anos da sua Emancipação Política, a Lei Estadual N°4.505 de 30/12/1943, colocou na categoria de Cidade. Na área de saúde alcançou um grande avanço entre 2009/2012.
O prêmio Latino- Americano Evento que foi realizado nos dias 16 e 17 de Novembro de 2012 em Curitiba Paraná premiando Líderes que se destacam na América Latina, promovido há 39 anos pela Câmara
 Internacional de Pesquisa e Integração Social (Cipis), a ponta esse reconhecimento.
Paulo Alcântara foi premiado como um dos 100 melhores Secretários de Saúde do Brasil, Carlos Alberto Pinto da Silva, que assumiu em 2010 também recebeu o prêmio, Eugênia Janis Chagas Teles recebeu o prêmio “Secretária Exemplo de Desenvolvimento Público, resultado do bom desempenho na gestão Publica em Barcarena por incentivar a pesquisa cientifica e projetos cadastrando no Ministério da Saúde".

Foto Secretaria de Saúde: (ato inaugural do Laboratório Municipal de Analise e Clínica)  Na quinta- feira 13/12/2012 foi inaugurado o Laboratório Municipal de Barcarena de Analise e Clínica, prédio anexo a unidade Mista de Barcarena, encerrando uma peregrinação de sete mudanças, agora com o prédio próprio. 
A cerimônia contou com as presenças da Secretária de Saúde Eugênia Teles o atual prefeito João Carlos o vice Renato Ogawa o prefeito Eleito e Diplomado Antonio Carlos Vilaça, Secretária de Assistência Social Rosângela Oda Dias, Secretário de Administração Frederico Carvalho, o presidente do conselho de Saúde Padre Sebastião Ribeiro, representante da 6° Regional Rosana Sozinho, Diretora do Hospital Cleise Jane Coelho Gomes, Carla Sinara Barbosa Coordenadora administrativa, todo corpo técnico do Laboratório, Servidores, entre muitos convidados.
A Secretária Eugênia Janis Chagas Teles ao se pronunciar fez, um balanço das Ações realizadas pela SEMUSB, lembrando as contribuições realizadas pelos Ex-Secretários Dr. Paulo Alcântara e Carlos Alberto Pinto da Silva. Renato Ogawa e Antonio Carlos Vilaça não pouparam elogios, assim como todos que usaram das palavras. 


Na segunda feira 17/12/2012, pela manhã eu estive no gabinete da Secretária e conversamos sobre o Cenário de Mudanças realizadas nesses quatro anos.
Eugênia Janis Chagas Teles falou  da sua satisfação de estar cumprindo o seu dever de apresentar a toda população de Barcarena o balanço das Ações realizadas pela SEMUSB.
Afirmando: os Nossos Trabalhos foram marcados por importantes Ações; citando a reforma com ampliação de todas as Unidades de Saúde do Município, construção de novas unidades, implantação de novos serviços, reconstrução dos hospitais públicos, redução da mortalidade infantil, aquisição de equipamentos e veículos próprios principalmente ambulâncias eliminando os contratos de alugueis. 
Direcionaram estratégicas viabilizando a elaboração dos instrumentos de gestão básicos: o Plano Municipal de Saúde, o relatório de gestão e a Programação Anual de Saúde.
Identificaram a necessidade de revitalização da estrutura física dos prédios das unidades de saúde e as 21 Unidades foram reformadas, com mais oito Unidade construída a SEMUSB, alcançou seu objetivo de implantar novos serviços de saúde, e se manteve atenta em se cadastrar para as proposta de projetos do Ministério da Saúde, e o Município foi contemplado com habilitação do CAPS II, habilitação do CAT/SAE para diagnóstico e tratamento de pacientes com HIV/AIDS, serviço SAMU, 4 Novas Estratégicas de Saúde para a Família, Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), Academia da Saúde (projeto em licitação), implantação de uma UPA 24 horas de Poste I,( em construção) incentivo financeiros para controle da Leishmaniose Visceral, para controle da Hanseníase e outros.
A nossa gestão proporcionou um olhar especial para o atendimento ao Pré Natal e ao controle da mortalidade infantil, com a contratação de médicos pediatras 24 horas no hospital municipal Dr. Afonso Neves (Nova nomenclatura aprovada na Câmara Municipal de Barcarena de iniciativa da SEMUSB nessa gestão em memória póstuma ao Ilustre Médico pelos seus relevantes serviços prestado ao hospital)
Implantação especifica para serviços de pré-natal, implantação do serviço de atendimento a grávida de alto risco com a contratação de médicos ginecologistas especifica para esse serviço, e também com disponibilização de exames necessários para o acompanhamento das grávidas.
Na área de pesquisa, a Secretaria de Barcarena colaborou e participou de trabalhos com o Instituto Evandro Chagas, no controle da Leishmaniose Visceral e da Doença de Chagas. A SEMUSB participou do XVIII congresso Internacional de Medicina Tropical e Malaria, no Rio de Janeiro, em Outubro de 2012, onde através de um trabalho de mestrado apresentado pela UEPA e FIOCRUZ realizado em Barcarena, identificou redução importante dos casos de Leishmaniose Visceral (Calazar) no decorre dos anos no Município de Barcarena com apresentação dos dados no referido Congresso Internacional.
Diante desses trabalhos estamos felizes pela oportunidade de proporcionar este avanço na saúde de Barcarena, avanços que foram possíveis, principalmente pelo apoio recebido do prefeito João Carlos dos Santos Dias e do Vice-prefeito Renato Ogawa e pela dedicação da equipe de gestão da SEMUSB que sempre se empenhou para que as Ações fossem realizadas com sucesso, oferecendo saúde com mais qualidade para a população.
Sabemos que na saúde assim como nas outras áreas se faz necessário avançar ainda mais, pois quanto mais se busca qualidade percebemos que há muito a ser feito.
Ela agradeceu a todos os profissionais envolvidos no contexto de dedicação e esforço nos quatro anos de missão e agradeceu principalmente a DEUS por ter guiado os passos no objetivo de oferecer de forma efetiva e integral saúde a todos os Munícipes de Barcarena. Finalizando felicitou a todos com um abençoado Natal e um próspero 2013. 

                                                               (Foto Secretaria de Saúde) 
Na terça- feira 18/12/2012, visitei o Laboratório Municipal de Barcarena de Analise e Clínica e fui recebido pela Coordenadora Administrativa Carla Sinara Barbosa que repassou os primeiros dados de atendimentos nos três primeiro dias úteis de funcionamento do Laboratório em seu novo prédio. 70 pacientes no dia 14/12/2012, 75 no dia 17/12/2012 e 63 até o momento da minha visita no dia 18/12/2012. No entanto o Laboratório estar capacitado para atender 200 pessoas por dia.
Os exames realizados no Laboratório são os seguintes. HEMOGRAMA, VDRL, TC, TS, BHCG, POROVA DO LAÇO, TIPAGEM SANGUÍNEA, ASO, VHS, FR, PCR, PARASITOLOGIA DAS FEZES, PESQUISA DE ROTA VIRUS, COLESTEROL, COLESTEROL HDL, COLESTEROL LDL, COLESTEROL VLDL, TRIGLICERÍDEOS, UREIA, CREATININA, ACIDO ÚRICO, BILIRRUBINA, TGO, TGP, FOSFATASE ALCALINA, GAMA GT, GLICEMIA, GLICEMIA PÓS- PRANDIAL, URINA,, SECREÇÃO VAGINAL, PESQUISA DE BAAR NO ESCARRO, SECREÇÃO URETRAL, PESQ BAAR LINFA. 
Barcarena, 18 de Dezembro de 2012.
Ari SSoares Comunicações.

----------------------------------------------------------------------------------------------


Foi realizando no dia 21/12/2012, pela manhã no novo prédio do Laboratório de Analise e Clinica de Barcarena: Um café da manhã aos pacientes, com distribuição de brinquedos a todas as crianças presentes, por conta do Papai Noel. Carla Simara Coordenadora Administrativa do Laboratório quem providenciou  com a colaboração da Secretaria Municipal De Saúde de Barcarena (Eugenia Janis Chagas Teles), Edval Negrão, Padaria São José, Padaria Pão Gostoso, Dr.º Everaldo, Unidade Mista de Barcarena (Cleise Jane), Enf.ª Marilene, Enf.º Faial, Supermercado São Francisco, Mercadinho Benjamin, Andréa Benjamin, Carlos José, José Carlos, Maycon, Izabel Barbosa, Renata Barreto Barbosa, Secretaria de Serviço Social, Mundo das Utilidades. E o resultado foi gratificante regado na emoção natalina.
Em meio a tantas crianças, uma mocinha que compartilhava da alegria da festa; portadora de Síndrome de Down ganhou uma borboletinha de cor rosa com rodinhas, ficou tão contente: que a emoção foi sentida por servidores e demais pacientes que abrilhantavam o Evento.  
 Ari Soares Comunicações.
Disse Carla, respirando de alegria: --- É mais uma vez, obrigada a todos que colaborou para o Evento: em especial meu pai que já desenvolve um trabalho de ação social há muitos anos; e é com ele que estou aprendendo...... Valeu Pai! Te Amo muito!.....”mesmo com nossas briguinhas”. Finalizou sorrindo. 

(Na Foto: Carla Sinara com sua Genitora)  
-----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário