terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Unidade Mista de Saúde fazendo parte na história de Barcarena.



               Unidade Mista de Saúde de Barcarena

Missão: 
  A Unidade tem como Missão oferecer cuidado em saúde com qualidade e segurança a partir de atendimento profissional ético e humanizado.
Visão:
Tornar a Unidade uma referência no cuidado em saúde com qualidade e excelência.  
Um breve histórico:
A Unidade Mista de Saúde de Barcarena foi inaugurada na gestão do Prefeito Hamilton Reis de Souza (1973ª1976), sendo que o Prefeito Oscar da Silva (1971ª1972 mandato tampão) teve uma participação efetiva na desapropriação das áreas das casas do grilo, Arlindo Góes e Liberato, dando outras casas aos desapropriados e nos tramite na construção do hospital.
 O então Engenheiro Fernando José de Leão Guilhon Governador do Estado inaugurou em 1973; sobre a gerência da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará. Com a nova Constituição Federal do Brasil de 1988, e a Lei n. 8.080 (Lei Orgânica da Saúde),  de 19 de Setembro de 1990, direcionou a Municipalização da Unidade Mista, e o processo ocorreu em 2001. Tinha como serviços os Programas Hiperdia, Pré-natal e outros. Atualmente a Unidade Mista de Barcarena dispõe do atendimento odontológico, exames complementares de Raio X, USG, laboratório, urgência e emergência e é referência no Município na internação em clinica médica e pediatria.
 Após a Municipalização a Unidade teve como gestores, Dr. Paulo Alcântara, Drª  Cibele Guedes, Edeval Negrão, Dr. Manoel Pinheiro, Enfermeira Ana rosa e atual diretora a Gestora Hospitalar Cleise Jane Coelho Gomes.
A Unidade é formada por uma Equipe Técnica:
 Diretora Cleise Jane. Diretor Clinico Dr. Everaldo Marques. Enfermeira Chefe Marilene Aquino. Nutricionista Elza Santa Brígida. Psicóloga Darlem Neves. Farmacêutico Nildo Furtado. Assistente Social Mario Cordeiro.
   Médicos Clínicos:
Dr. Everaldo Marques. Dr. Reginaldo Gomes. Dr. Waldiney Margalho Soares. Drª. Cibele Guedes.
Médicos Pediatras.
Drª. Juliana Fachinetti. Drª.Daniela Alencar. Drª Mª Gorete. Dr. José Pinho. 
Enfermeiros.   
Charlesson Fayal. Jane Barreto. Jofre da Silva Ribeiro. José da Silva Cunha. Josyane Azevedo. Marilene Aquino. Marivaldo Ribeiro. Marcus Valério. Márcia Barbosa. Nilvia Rodrigues Pires. Paulo Messias.
Na atual gestão varias ações contribuíram para melhorias no atendimento aos pacientes. Com Capacitação de Médicos e Enfermeiros, Capacitação para Técnicos de Enfermagem, Capacitação dos técnicos do Setor de Curativos, Capacitação dos Agentes de Serviços Gerais, Capacitação do Setor de Cozinha. Valorização na auto-estima dos funcionários com felicitações de aniversários, passeios, jogos e festa de confraternização dentro do calendário anual. Aquisições de vários matérias e equipamentos, contratações de psicólogo e assistente Social, médicos pediatras.
Implantações.
Foi realizado implantação de uma sala de Semi-intensivo com aquisição de equipamentos: monitor cardíaco, ventilador, pulmonar, aparelho de eletrocardiograma e outros.
  Implantação do Cartão do SUS, obedecendo a determinação do Ministério da Saúde conforme a portaria Nº 763 de 20 de Julho de 2011,que é a identidade do usuário perante o Sistema Único de Saúde para melhor planejamento dos recursos investidos na área de saúde.
Implantação de Raio X com funcionário 24 horas, para dar suporte aos atendimentos de urgência/emergência.
Implantação de Laboratório 24 horas.
Implantação de Câmeras de Segurança.
Protocolo Clínico da Pediatria.   
    No prédio foram realizadas reestruturação e readequações que beneficiou o acesso as dependências dos usuários e a comodidades de quem espera ao atendimento, melhorias na internação hospital e a construção de um novo necrotério com recepção tornado o ambiente mais humanizado.
A Diretora Cleise Jane Coelho Gomes que me recebeu para prestar essas informações já preparou novas Metas de planejamento para 2013, e deve apresentar na sua prestação de contas ao Conselho de Saúde de Barcarena. Ela também informou da parceria que tem com o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente em caso de suspeita de violência, maus tratos, entre outras situações de risco para as criança é acionado; neste ano foram 23 vezes.  
 Na quarta-feira, as 9:00 horas (26/12/2012), será a apresentação do Relatório das Ações realizadas na Unidade Mista de Saúde de Barcarena, junto ao Conselho Municipal de Saúde.
         Conforme a Lei Municipal N° 1947 de 01/06/2001, que reformou a Lei  N° 1.842/91, o Conselho e de caráter, Permanente, Normativo, Deliberativo e Fiscalizador do Sistema Único de Saúde no Âmbito Municipal, E é formado por 25% de representantes do Setor Público e Privado, 25% dos trabalhadores da Saúde e 50% dos Usuários; o atual presidente é o Padre Sebastião Ribeiro. 
A Diretora Cleise Jane Coelho Gomes; além do Relatório das Ações realizadas; apresentará as novas metas de Planejamento da Unidade para o Ano 2013. Que são as seguintes.
Criação da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar)
Criação da Comissão para Implantação de Política de Humanização e Saúde do Trabalhador.
Climatização do Posto de Enfermagem.
Manual de atendimento por Setor.
Protocolos Clínicos.
Padronização dos medicamentos e racionamento do uso.
Canalização de oxigênio.
Construção de mais duas enfermarias com cinco leitos cada.
Médicos Pediatras 24 horas.
Contratação de Fisioterapeuta para realizar visitas nos pacientes internados.
Psicólogo e Assistente Social todos os dia.
Nutricionista o dia todo.
Ampliação da Sala de observação de Emergência.
Informatização da Emergência e da Área Hospitalar.
Implantação de um Posto do Hemopa.
Briquedoteca hospital para cumprimento da Lei N° 11. 104 de 21/03/2005.
Reforma da cozinha com aquisição de equipamento adequado.
Uniforme para os funcionários.
Promover Treinamento, Capacitações e Seminários
Separar a sala de curativo simples do curativo cirúrgico.
Apresentar Projeto de ampliação da unidade e captar recursos.
Aquisição de novos equipamentos hospitalares.
Informações de Ari SSoares Comunicações 23/12/2012. Na Foto de Ari SSoares Comunicações A Diretora da Unidade Mista de Saúde de Barcarena e o  Diretor Clínico Dr.Everaldo Marques de Oliveira Junior.
----------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário