terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resumo da Sessão Ordinária de 23 de Agosto de 2011 da Câmara Municipal de Barcarena.


Resumo da Sessão Ordinária de 23 de Agosto de 2011 da Câmara Municipal de Barcarena.
 Usou a Tribuna espaço cedido pela Presidência da Câmara a representante da Secretaria de Assistência Social a Pedagoga Socorro Pantoja Coordenadora do CRAS de Vila do Conde, que partilhou  um pouco do que é o CRAS.
O Município de Barcarena conta com três CRAS, na Vila de São Francisco funciona o CRAS com o nome do Ex-Vereador José de Souza Dias, fundado em 2007, o segundo Zita Cunha fundado em 2010 e o terceiro em Vila de Conde fundado em 2011.
O que é o CRAS? é uma unidade pública estatal localizada em área com maior índice de vulnerabilidade e risco social, destinado ao atendimento sócio assistencial de famílias. Sendo principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócios assistenciais da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), constituindo em espaço de concretização dos direitos sócio assistenciais nos territórios, realizando a política de assistência social, ou seja, sendo a porta de entrada das famílias para rede de proteção básica.
No SUS (Sistema Único de Saúde) existe o Programa das Famílias (Posto de Saúde da Família) que é a porta de entrada para os atendimentos das Famílias para o SUS e para o SUAS e o CRAS que recebe as demandas de famílias de vulnerabilidade social.
O CRAS Tem com missão prevenir situação de risco, por meio de desenvolvimentos de potencialidades aquisições e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários garantindo lhes o exercício da cidadania.
  Tendo como público alvo a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares comunitários de circunstâncias fragilizados e que vivenciam situação de discriminação etária, étnica de gêneros ou por deficiência; entre outros.
O CRAS da Vila de São Francisco que tem o nome do Ex Vereador José de Souza Dias (Mandato de 1997ª 2000), integra os serviços do PETI, atende as normas dos serviços de assistência social; atualmente trabalha com grupos de jovens, idosos, grávidas e mulheres sobre a coordenação da senhora Wilma Castro e funciona no complexo da Sub- Prefeitura.   
O Zita Cunha foi feito o aceito junto ao MDS (Ministério de Desenvolvimento Social), em Maio de 2010 com a integração dos serviços do CASEC e da Casa do Idoso, os quais passaram a ser “Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos” (SCFV), tendo com SCFV com adolescentes que é o Pro jovem, grávidas e mulheres; fica localizado na Rua Pantoja de Castro em Barcarena Sede, na coordenação da Senhora Sandra Aciolhe.
CRAS da Vila de Conde está totalmente regulamentado nas normas do SUS, onde realiza atividade nos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de vínculos com crianças, adolescentes, idosos, grávidas e mulheres; na coordenação da Senhora Socorro Pantoja.
Os principais serviços oferecidos: O PAIF e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. É um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função e a proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços promovendo acessos e os frutos de direito e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
São realizado atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento para rede de atendimentos a famílias, políticas setoriais e sistema de garantia de direitos. O cadastro no Cad único que garante no Bolsa família, Bolsa cidadã, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Inserção das Taxas nos Cursos Públicos o encaminhamento para o beneficio de prestação continuada que é o (BPC), que é concedido aos idosos com  de 65 anos desprovidos de qualquer renda e deficientes que não possa exercer algum trabalho.
As concessões de benefícios eventuais: que estão dentro da Lei Orgânica da Assistência Social; que são a cestas básicas, auxilio a natalidade o kit e o enxoval, o auxilio gás, e o auxilio passagens. Esses benefícios são eventuais.
Visita domiciliares institucionais, quando e fundado um CRAS numa área de abrangência, são feitas visitas nas famílias. Só CRAS do Conde, foram realizadas de Janeiro a Junho de 2011, um atendimento de 1923 e  estão cadastradas no PAIF 232 famílias.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Crianças na Vila de Conde chama-se Curumim Conde, que recebe crianças e pré- adolescentes nas idades de 6 a 14 anos. Vem sendo desenvolvendo um trabalho pedagógico para a formação e cidadania desenvolvimento do protagonismo e da autonomia a partir dos interesses de demandas e potencialidades dessas faixas etárias.
O Pro Jovem Conde, o nome é Avançar, o SCFV para adolescentes e Jovens é de 15 a 17 anos, tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos jovens a escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento das atividades que estimule a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
Como ainda não se têm parceiros para os cursos profissionalizantes, são oferecidas apenas noções básicas para o mercado de trabalho.
São realizadas atividades orientação sócio educativas e Libras ( Libra é oferecida somente no CRAS de São Francisco), campanhas e dinâmicas educativas, capoeira, karatê, música e dança, arte e oficina de teatro,  informática, esporte e lazer, acompanhamento pedagógico psicológico  e social.
O SCFV para grávida de Vila do Conde que é chamado de For de Lis: fortalecer a troca de experiências, aprendizagens vivencias e atividades físicas, visando o bem estar psicossocial da mãe e do bebê.
O SCFV para idosos tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários na prevenção de situações de risco social, com atividades físicas, danças, teatro música e lazer: o nome do grupo é Amores do Conde.  Na apresentação Socorro Pantoja colocou algumas ações que foram realizadas pelo CRAS de Vila do Conde em parceria com outras Secretarias, além de apresentar sua equipe de trabalho; ganhou tempo para mostra os slides, enriquecendo a sua apresentação: finalizou agradeceu e fez o convite a todos para conhecerem o CRAS.    
O Presidente em exercício Vereador Ari Santos, elogiou a Secretaria de Assistência Social que tem como Secretária a primeira Dama do Município de Barcarena Rosângela Noriko Oda Dias. O Vereador colocou que em visita ao Ministério Público, por parte da Secretaria de Assistência Social, os serviços estão de excelente qualidade. 
O Vereador Ari Santos fez uma leitura das ações do NACI Núcleo de Assistência ao Cidadão para o Mês de Agosto.
Atendimento Jurídico na Área da Previdência Social. Serviços Aposentadoria Rural, Pensão por Morte, Auxilio Doenças, e Amparo Social.
Esses serviços serão dias 26 e 27 de Agosto das oito e meia da manhã às 18 horas uma força tarefa do INSS vão estar na Câmara e emissão de carteira de trabalho dia 26 de Agosto das oito horas às treze horas; documentação para tirar a 1° via da carteira profissional: RG, certidão de nascimento ou casamento, certificado de dispensa militar, e uma foto 3x4 recente; documentação para 2° via da carteira profissional: Trazer ocorrência policial, foto 3x4 e demais documentos.
Ari Soares Comunicações.   Apoio cultural
Câmara Municipal de Barcarena
Vereadora Janeide Rodrigues, Vereador Luiz Leão
Doutor Thiago Rodrigues, Doutor Edson Cardoso
E Junior Ogawa.              
                                           
  
                              
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário