terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resumo da 22° Sessão Ordinária de 30/08/2011 da Câmara Municipal de Barcarena


Resumo da 22° Sessão Ordinária de 30/08/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.
Solicitou espaço na Tribuna e foi cedido pela Presidência da Câmara o Senhor José Eustáquio Pimentel de Oliveira da Frente Barcarenense em Defesa do Pará.
 Eustáquio tratou em seu pronunciamento da proposta da divisão do Estado do Pará aprovado no Congresso Nacional e Senado que determinou  o plebiscito para 11 de Dezembro de 2011, para votar sim ou não na divisão. 
Eustáquio propôs uma Constituição de uma Frente em Defesa do Estado do Pará, contra a divisão do Patrimônio e das Terras do Pará.
Falou que os sentimentos dos que propõe essa divisão não é um sentimento de soma, não é sentimento de patriotismo e não é um sentimento amazônico.
É um sentimento da ganância, é um sentimento de Poder da divisão pela riqueza que o Pará tem. Uns verdadeiros cupins que acabaram com todas as matas dos seus Estados; e chegaram ao Pará e destruíram as matas e florestas. Quando o Governo Federal e o Governo do Estado criaram Leis de proibições para conter a sangria do desmatamento. E esses senhores que se apoderam da riqueza do Pará que estão hoje em mandato parlamentar a nível Estadual e Federal, propuseram Lei para separar o Pará e mais dois Estado. (Tapajós e Carajás)  
Acrescentou que o Prefeito de Marabá (Maurinho Magalhães), em entrevista no programa Argumento na TV RBA disse que quer dividi para somar, que dividindo haverá mais representação no Senado e na Câmara Federal. Isso não tem consistência, porque não tem que garanta que nenhum Senador do Rio Grande do sul, do Paraná ou de Santa Catarina eleitos pelo Carajás vão defender o Pará; isso só é enganação. O verdadeiro sentimento está na ganância desses senhores, desses poderosos pela destruição das florestas, pelo pondera mento dos mineiros e da grandeza de riqueza que o Pará tem.
Eustáquio convidou a todos e a todas para se unir numa grande Frente Popular, unidos as outras forças Política do Estado do Pará em defesa ao patrimônio do Estado. E propôs a Casa uma Sessão Especial para discutir o assunto com maior profundidade no Salão Paroquial para agregar mais pessoas e que a Câmara convide os partidos políticos, as suas representações, as Igrejas, a sociedade organizada através dos sindicatos, das associações e centro comunitários.
Concluindo que foi o sentimento de patriotismo de amor pelo Estado e que acredita que também está no coração de todos os Vereadores e de população de Barcarena; que  fez está na Tribuna do Pode Legislativo para clamar na defesa do Pará.
O Presidente em exercício Vereador Ari Santos agradeceu ao Senhor Eustáquio em focar o debate e prometeu em fazer uma Sessão Especial no que diz ao assunto da divisão do Estado do Pará.
Também leu a justificativa das ausências dos Vereadores Junior Américo e Lúcia Nascimento, o primeiro por problemas de saúde em família e a Vereadora Lúcia por representar a Câmara na Conferência Municipal de Saúde realizada em Vila do Conde.
Ari Santos consultou seus pares para transformar a Sessão Ordinária em Especial que foi aceita por todos os Vereadores presentes
Transformada em Sessão Especial, convidou o Secretário de Esporte e Lazer Waldir Rodrigues que fez referencia sobre os Jogos Abertos do Baixo Tocantins realizado em Moju no período 24 a 28 de Agosto.
Waldir Rodrigues falou da sua alegria de está na Tribuna e ressaltou que já vivenciou por duas Legislaturas e confessou a sua emoção e voltar esse momento.
Sobre os Jogos Abertos do Pará, que aconteceu na Região do Baixo Tocantins e Marajó. Barcarena teve a participação esse ano nos Jogos Aberto no Pará, até  como forma de  inclusão;  alguns municípios infelizmente não tiveram o mesmo pensamento, algumas administração deixaram que os Jogos passa-se e dele não participa-se. E o governo que fez isso, fez com certeza de forma errada e o secretário disse que estava na Casa para agradecer, primeiro a Deus maravilhoso pela oportunidade que proporcionou saúde suficiente a chegar a Mojú com quase 150 atletas e o Município de Barcarena, foi o único que participou em todas as modalidades.
 Barcarena ficou empatado com Abaetetuba em pontuação com 29 pontos, mas Abaetetuba ficou como campeã do Baixo Tocantins e Marajó em virtude de vencer quatro competições coletivas e o critério de desempate favoreceu Abaetetuba.
Há possibilidade que os Vices campeões no caso Barcarena em fusão do empate, nas modalidades, basquete feminino, voleibol masculino possam está na regional em Belém e dependendo do desempenho possam está em São Paulo representando Barcarena.    
  Agradeceu os Vereadores que estiveram presentes nos Jogos incentivando as equipes e diferenciou como as equipes de Barcarena estiveram nos jogos. Todo apoio foi dado: Era a única representação que tinha sua cozinha a disposição dos atletas, água mineral em todos os jogos, transportes para os deslocamentos dos jogos e todo esse apoio foi dado pelo prefeito João Carlos.  Agradeceu ao prefeito, aos atletas e a todos que participaram; anunciou a primeira escolinha de basquete da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, que será comandada pelo o atleta Gaspar.
O Secretário apresentou as equipes para os aplausos de todos e convidou dois atletas para falar das suas emoções na competição a atleta Laís Magno e o atleta Gaspar. O Secretário agradeceu ao seu filho o Doutor Thiago Rodrigues que participou por toda competição como médico.
O Senhor Paulo Elidio Secretário geral da Associação de basquete e vôlei de Barcarena também fez uma explanação dos Jogos Abertos.
A atleta Paola do Handebol colocou as dificuldades que a equipe sofre para treinamento, lembrou de um atleta que perderam para violência; que fez muita falta na competição. Disse que não vai desistir acredita que o Handebol eu um meio pra conter a violência. Finalizando parabenizando todos os atletas.
Os Vereadores Luiz Tavares, João Maciel Batista, José Monteiro dos Santos, Alziane Cunha, Laura Amélia e Ari Santos falaram e todos elogiaram os atletas pelos resultados dos jogos.
Finalizando a Sessão o Vereador Ari Santos convidou para próxima Sessão no dia 13 de Setembro, justificando que não haverá dia 6 por motivo do desfile escolar.  
Ari Soares Comunicações
Apoio Cultural
Câmara Municipal de Barcarena
Vereador Luiz Leão, Vereadora Janeide Rodrigues, Doutor Thiago Rodrigues, Doutor Edson Cardoso e Junior Ogawa.                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário