segunda-feira, 18 de abril de 2016

Considerações do deputado estadual Renato Ogawa, no Ato inaugural da UBS de Santa Maria, realizada na manhã de sexta feira 15/04.


Renato Ogawa fez os cumprimentos aos membros da mesa simbólica,(prefeito, secretária de saúde, vereadores e representante da comunidade de Santa Maria) secretariado do governo, citando nomes e suas pastas, aos ACS,s, parceiros que trabalham no governo municipal, os profissionais da saúde, que irão trabalhar na UBS, deixando uma mensagem de incentivos aos servidores para o bom desempenho da função.
E como já é tradicional, em seus pronunciamentos, estendeu os cumprimentos aos moradores das localidades e amigos, pronunciando seus nomes e metaforicamente, “abraçou carinhosamente a todos os presentes”. (aplausos)
Logo suas palavras partiram na pauta do evento inaugural, “Saúde”, afirmando, que sempre ouviu falar, de quem trabalha na área de saúde: “Nós temos que atacar na atenção básica de saúde”, repetindo a frase por duas vezes. Concluiu na expressão que: se ouviu dos profissionais de saúde falar da importância em investir na saúde básica. “Então vamos levar a sério essa missão!”. (aplausos)
E suas palavras foram direcionadas ao senhor Raimundo Carmo Morais, representando dos ACS,s no evento, dizendo: “vocês têm um papel fundamental, dentro desse sistema de saúde no município de Barcarena, porque são vocês que fazem as visitas domiciliares, são vocês que estão em contatos com os munícipes no dia-a-dia. Com os trabalhos de vocês, muitos munícipes vão deixar de procurar um hospital, com agravo de uma doença. O trabalho de prevenção é importantíssimo, pra gente minimizar o problema, acho que se o todo Brasil, atacasse na atenção básica, nós não tínhamos, tantos hospitais super lotados de pacientes. (aplausos)
Citou como exemplo o caso da diabete,(por ser o tema do dia mundial da saúde) se ela for diagnosticada no seu inicio, com o munícipe dentro de casa, e se os cuidados forem tratados dentro de casa, o paciente não vai ser um renal crônico, não vai ter problemas na visão, não vai ter problema cárdico respiratório, ou de circulação, porque a prevenção faz isso, mas se deixar a doença agravar, pode até levar ao óbito.
Concluindo essa parte, referendando ao agente de saúde a importância do seu trabalho junto à comunidade e dentro do sistema de saúde.
Falou da importância da obra, quando Barcarena recebeu recursos do governo federal, para construí no município 16 UBS,s, ilustrando: "Barcarena pertence ao Brasil, e Barcarena contribui com a União, com os impostos arrecadados através dos projetos instalados em suas terras, e grande parte dessa arrecadação, vai para o governo federal e o estado, o que fica para o município e a menor parte, Barcarena praticamente sobrevive do IPTU e ISS, alertando que o IPTU, muitos munícipes têm dificuldades para pagarem e o ISS, no caso e de 5% o menor é 2%".
Então disse o deputado: “o governo federal tem uma obrigação de locar recursos para o município, porque nós contribuímos com nossos impostos” (aplausos)
concluindo essa parte:
Mas se não houver a contrapartida do governo municipal, não acontecer às obras, porque é o município que têm que arrumar os terrenos, para as instalações das obras, é o município que tem comprar os terrenos, e no momento que foi anunciado as obras, foi um momento muito difícil para o governo municipal, com a queda significativa da arrecadação de Barcarena, mas mesmo assim o governo municipal arcou com a responsabilidade.
Dentro do projeto da UBS, comentou Renato Ogawa, não estão previstas: a cerca, a calçada, a grama, isso tem que sai dos recursos do IPTU e ISS, se o Antonio Carlos Vilaça, fosse inaugurar só a obra, com os recursos do governo federal, ia inaugura só a caixa, (referindo o prédio, sem as adequações). Os equipamentos, o mobiliário, os profissionais de saúde, que vão trabalhar na UBS, e toda a manutenção, também, são de responsabilidade do gestor municipal. (aplausos)
“Então prefeito Vilaça, sua excelência, está de parabéns, em proporcionar aos nossos munícipes, uma melhor qualidade de vida" (aplauso)
Parabenizou toda a equipe da secretaria municipal de saúde, pelo desempenho da função; comentando: que é conhecimento de todos, que existe uma problemática no setor de saúde em todo o Brasil, mas com todas as dificuldades, Barcarena está bem melhor, isso comparando a realidade de outros municípios do Pará. Parabéns a todos, e vamos continua trabalhando cada dia para melhorar, porque isso faz parte da nossa função. (aplausos).
Finalizou:
Continuando parabenizando: equipe da secretaria de obras, que trabalhou em torno da UBS, para tudo ficar bonito, equipe da secretaria de educação, que trabalhou na escola, parabenizou a equipe de assistência social, que fez uma ação de cidadania na comunidade, Demutram de Barcarena, que trabalhou no trânsito. E referindo ao prefeito, falou da mão cuidadosa que todos trabalharam, com a vontade de fazer bem feito, pedindo ao prefeito, vamos continua trabalhando, porque é isso que a população espera de nós, e essa é a Barcarena que todos nós desejamos. Desejou ao prefeito muita saúde, pedindo a Deus lhe dei muita serenidade para continua conduzindo o município, continua trabalho, e que cada dia, o governo possa entregar obras ao Povo, e desejou felicidades a todos!. (aplausos)

O deputado estadual Renato Ogawa, visitando as instalações da Unidade Básica de Santa Maria, juntamente com o gestor municipal Antonio Carlos Vilaça e a secretária municipal de saúde doutora Eugenia Janis Chagas Teles.
Barcarena, 17 de Abril de 2016.
Fotos e redação de Ari Soares (agente de comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário