quarta-feira, 23 de setembro de 2015

26° Sessão Ordinária do dia 22 de Setembro de 2015

Informações da Câmara Municipal de Barcarena, 26° Sessão Ordinária do dia 22 de Setembro de 2015.
No grande expediente destinado aos pronunciamentos, espaço cedido pela liderança do PT vereador Padre Carlos Silva a presidente do centro comunitário do Bairro do Laranjal, senhora Célia Silva, que falaria sobre academia de saúde e projetos com crianças, adolescentes e pessoas idosas do Laranjal: “A mesma não compareceu.”

Em espaço cedido pela presidência da Mesa, o senhor Miguel Fernandes Costa, presidente do conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência, que explanou sobre ação e atendimento as pessoas com necessidades especiais.
Depois dos cumprimentos de praxe, Miguel Fernandes falou do dia nacional de luta da pessoa com deficiência, celebrado no dia 21/09, onde as pessoas, as entidades, as instituições, os movimentos que lutam em torno ou em prol da política de proteção a pessoa com deficiente: “Fizeram um regate dos avanços, dos desafios da política, apresentando um balanço, dimensionando o caminho que ainda tem pela frente.” 
Acrescentou que o conselho em conjunto com o governo e outros parceiros, dês do dia (21/09), vêm realizando um serie de atividades, em alusão ao dia. Onde foi discutido com vários setores da sociedade em uma Mesa redonda no auditório da Igreja Quadrangular em Vila dos Cabanos, contou com a presença do procurador Rodrigo Cruz do ministério publico do trabalho, abordando o tema empregabilidade das pessoas com deficiência no município de Barcarena. 
Uma preocupação muito abrangente com relação ao tema, ao falar empregabilidade é comum que nos a tenhamos á oportunidade de vagas, e a consciência isso por só, ela não cria na verdade todas as condições que as pessoas com deficiências precisam para serem inserida no mercado de trabalho, além das oportunidades que precisam, e que estão garantidas em Leis, precisam das acessibilidades aos espaços físicos e o respeito a política a pessoas com deficiência.
Disse o orador que não contaram com as empresas, mas com todas as entidades do pode publico, instituições, sistema educacional que foram convidadas, compareceram, e foi dado encaminhamento as políticas que prestigiam a inserção das pessoas com deficiências, ao mercado de trabalho. 
No dia (22/09) no centro de atendimento especializado Santa Joana, o conselho juntamente com secretaria de assistência social, realizará uma ação integrada de cidadania oferecendo palestra, informações e vários serviços, com foco especifico as pessoas com deficiência estendendo a seus familiares; estáticas inclusive já ultrapassadas 24% da população do Brasil têm alguma deficiência e Barcarena cerca de 30 mil pessoas têm algum tipo de deficiência. Falou Miguel. 
Miguel Fernandes chamou atenção afirmando, que a deficiência no Brasil era vista de uma forma muito superficial, chamado de modelo médico, que via a deficiência uma questão de saúde e acabava a um fato que todos os preconceitos, todas as dificuldades que as pessoas com deficiências enfrentavam, estavam relacionados aos fatos das pessoas serem deficientes. Então o Brasil começou aperceber que o cenário era outro, e foi adotado o modelo social, onde é sugerido que a deficiência, ela está mais relacionada com o ambiente onde essa pessoa convive.
Finalizou clamando as pessoas para sensibilização sobre esse tema: “porque somos nós que fazemos ter mais importância, somos nós que fazemos essas pessoas terem mais dificuldades, se não criar oportunidades para elas”. Agradecendo a oportunidade, convidando os vereadores para o movimento que comunidade das pessoas com surdez, promoverá no sábado na assembléia de Deus.
Junior Ogawa agradeceu a explanação, dispondo sempre a casa de leis, ao conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiência.
Os vereadores Francisco Junior, Iberê Miranda, Padre Carlos Silva, Luiz Tavares, Rudilene Magno, Wandson Oliveira, Lúcia Nascimento, falaram na tribuna.
Requerimentos escritos aprovados.
Requerimento n° 28/2015 de autoria do vereador Padre Carlos Silva: Solicitou que seja enviado ao excelentíssimo senhor Antonio Carlos Vilaça prefeito municipal de Barcarena, com copia ao ministério publico do estado, solicitando informações sobre a realização do concurso publico do município de Barcarena.

Requerimento indicativo n° 38/2015 de autoria do vereador Francisco Chave Pereira Junior (PSC): Solicitou que seja oficializado junto ao executivo municipal de Barcarena que autorize ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, com copia para rede Celpa que faça os serviços de colocação de postes com iluminarias publicas e reposições de lâmpadas das vias publica da comunidade Renascer com Cristo. 

Requerimento n° 39/2015 de autoria do vereador Francisco Chave Pereira Junior (PSC) Solicitou que seja oficializado junto ao executivo municipal de Barcarena que autorize ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano que faça os serviços de pavimentação de asfalto na avenida Antonio Vinagre, quadra 07 e 10 e na travessa Francisca Pinheiro, que estão localizadas no Bairro do Laranjal.
Requerimento n° 40/2015 de autoria do vereador Francisco Chave Pereira Junior (PSC) Solicitou que seja oficializado junto ao executivo municipal de Barcarena que autorize ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano que faça os serviços de limpeza, roçagem, reposição de areia, reposição das lâmpadas dos refletores, e construção do alambrado na arena esportiva localizada na rua Antonio Farias quadra 12 no Bairro do Laranjal.
Requerimentos verbais aprovados.
Vereador Wandson Oliveira: Solicitou a empresa A hydro; que esclareça a situação do projeto estação conhecimento.

Sua segunda solicitação direcionou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano informações sobre o seu pedido de revitalização da quadra esportiva Eduardo Angelim, se já houve a tomada de licitação e qual a empresa executora da obra, entre outras informações. O vereador também solicitou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, que faça os serviços de limpeza nas vias publicas do Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Vereador Iberê Miranda solicitou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano que faça os serviços de reposições de lâmpadas das iluminarias nas vias publicas na comunidade de Bela Vista do Carmelo, Ilha Trambioca.

Vereadora Lúcia Nascimento solicitou a secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano que faça os serviços de pavimentação nas ruas do Bairro Industrial na Vila do Conde.
Outra solicitação ao mesmo secretário que faça a limpezas nas ruas do Bairro Canaã, como solicitou ao departamento de iluminação as reposições de lâmpadas das vias publica de Vila do Conde e a retiradas de entulhos das mesmas ruas.
Vereadora Rudilene Magno: Solicitou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano que faça os serviços de pavimentação da Rua Nova, com Rua Almeida de Morais no Bairro do Zita Cunha.

Vereador Padre Carlos Silva: Solicitou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, a recuperação do ramal do Caeté Cruzeiro na PA151.
Solicitou também que a secretaria de assistência social, envie informações sobre o andamento da sindicância realizada para apurar os fatos ocorridos na gestão anterior.
Vereador Francisco Chave Pereira Junior: Solicitou ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, que realize os serviços da troca de quatro postes de iluminação publica, localizado na travessa Lucas Espinhosa, quadra 302 com a travessa Joaquim Furtado e a Silvério Sapateiro na Vila dos Cabanos.
Ao mesmo secretário solicitou os serviços de reposições de lâmpadas nas ruas: Sodré, 15 de Janeiro e rua Jarí localizadas no Bairro Novo Paraíso.
Seu terceiro requerimento solicitou também ao secretário de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, que realize os serviços de roçagem e limpezas nas ruas, Mojuquara, Fé em Deus, presidente Lula, Deus é Amor e São João localizadas no Bairro Novo Paraíso.
Antes do encerramento da Sessão, o presidente da Casa vereador Junior Ogawa cumprimentou todos os radialistas de Barcarena, na celebração ao dia do radialista. Parabenizou o vereador Francisco Chave Pereira Junior por completar essa semana seu primeiro ano de Legislador na Casa, assim como a passagem de seu aniversário que será celebrado no próximo dia 25 de Setembro. O vereador felicitado emocionado agradeceu.


Barcarena, 23 de Setembro de 2015. 
Redação de Ari Soares, fotos de Antonio Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário