domingo, 1 de fevereiro de 2015

A história baleia.


O bloco carnavalesco Arrastão Rabo da Baleia faz lembrar esse episódio da chegada da Baleia.

 A história baleia.

O episódio da baleia que se perdeu de sua rota no mar e foi parar em águas doces, se debatendo nas águas o Senhor Genaro Apollaro descendência Italiana, pescava com amigos em seu barco no furo do Arozal quando já na quase noite de 03 de Agosto avistou a cena.
Genaro não pensou duas vezes retornou a Barcarena e convocou vários amigos e conseguiram trazer a baleia as margens de frente da cidade isso no dia já 04 de Agosto de 1974.


Logo a noticia correu pela cidade e muitas pessoas vieram ver a chegada da baleia. Depois do laudo afirmando que sua carne poderia ser degustada, foi feito uma grande fila para cada morador receber um pedaço da carne da baleia.

Entre as muitas pessoas encontrava-se o Mestre Vieira que levou a sua parte, e ao degustar veio à inspiração de compor uma Letra para memorizar a história da Baleia.


A lambada carimbolada virou sucesso popular tocado nos quatro cantos da cidade e arredores, nas festas promovidas por Vieira. Em 1976, foi gravada no primeiro LP do grupo, a célebre “Lambada das Quebradas” alguns ossos da baleia encontram-se no Centro de Exposição Cultural Professora Benta, como é mais conhecida.
Na época o prefeito Hamilton Reis de Souza estava no seu segundo ano de mandato, com seu vice Antonio Moraes Furtado que também presidia a câmara municipal, e os vereadores, Antonio Dias dos Anjos, Wandik Gutierrez, Marcos Martins Magno, João Bosco Magno, Euzébio Silva Cravo, Miguel Fernandes da Costa Neto e Alexandre Francisco da Silva.

O bloco carnavalesco Arrastão Rabo da Baleia vai fazer lembrar esse episódio,com festa de lançamento dia 07 de fevereiro de 2015 (Sábado) no CLUBE DO SAMBA, COM SIGNOS EVOLUTION e na Quarta - Feira de Cinzas às 16:00 horas Arrastão do "Rabo da Baleia" sairá da Frente da Prefeitura Municipal de Barcarena e percorrerá às ruas da cidade até o Centro de Exposição Cultural para fechar com chave de Ouro o Carnaval 2015. Organização: Robson Vinturynne
Realização: Movimento Estudantil Independente. Faltando ainda confirmar outras programações.

As fotos são arquivo do filho de Genaro Apollaro.
Ari Soares Fotografias Artes e Comunicação. 01/02/2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário