sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Festival do Cupuaçu em Itupanema Barcarena


O Festival do Cupuaçu teve início a 1° semana do mês de Abril de 1999, pelos promotores de eventos Miguel Waldir da Silva Lobato e Antonio Carlos dos Anjos (Jacó) os quais resolveram homenagear os colhedores de cupuaçu da de década de 70, que sobreviveram com suas famílias da venda da frutas, onde o cupuaçu era o mais destacado. 
A fruta era comercializada em dois comércios locais: Comércio do Sr. Benedito Lobato (conhecido como Bené) e do Sr. Antonio dos Anjos (conhecido como Periquito) que compravam os frutos dos marreteiros e dos próprios moradores, para ser levada para Belém nas embarcações Ana Lobato de propriedade do seu Bené e a embarcação Felina do seu periquito. Para serem comercializadas na Feira do Ver – O- Peso.  
Para que pudessem fazer essa homenagem aos coletores do fruto, os filhos dos comerciantes Miguel Lobato e Jacó, no mês de abril de 1999 resolveram fazer o 1° Festival do Cupuaçu, em que até o mês de abril corresponde á safra.
De 1999 a 2003 o Evento foi realizado sem registro algum na Secretária de Cultura de Barcarena, considerada festa particular, sem local definido para a realização do Evento.
A partir de 2004 o Evento passou a ser realizado pelo Centro Comunitário de Itupanema, na gestão do então presidente: Raimundo Moraes e Manoel das Graças (O Pancho) em parceria com promotores de Evento e juntaram com a Comunidade em pleno acordo entre as partes levaram a data do Festival até a Secretaria de Cultura (SECULD), para que a data do Festival fosse registrada em ata para o mês de Maio passando a ter apoio da Secretaria do então Secretário Borgônio Cassiano Neto.
Com essa nova data inicio a parceria com os Centros Comunitários de Itupanema, Vila Nova e Prefeitura de Barcarena e passou fazer parte do calendário Cultural do Município.
Em 26 de Abril de 2008, Itupanema passou a ter o seu Espaço Cultural conquistando em parceria com o Centro Comunitário de Itupanema, tendo como Presidenta da Comunidade a Sra. Odineide Valente Vieira e a Sra. Leonice Castro Cravo. E a Empresa TERFRON na pessoa do Sr. Kleber Meneses, tendo como intermediário o Sr. Osvaldo Pereira, que realizou a compra e a doação de um terreno medindo 67,57 x 68,26 totalizando uma área de 4.612,32 m² localizado na Rua Lauri Dias N° 27 passando a ser local e com data definida do Festival dês de 2011.
A Senhora Terezinha Barros Cordeiro por ser uma pessoa com forte influencia na cultura local mostrando o seu carinho nas tradições flocóricas idealizadora de o cordão do pássaro pavão, quadrilhas juninas, grupos de danças e blocos carnavalescos; numa iniciativa do Centro Comunitário homenageou com o seu nome. E o Espaço Cultural Terezinha Cordeiro promove em 12 e 13 de Maio de 2012, o 10° Festival do Cupuaçu relembrando as famílias tradicionais que viviam dos extrativismos das pescas e de suas roças com colheitas fartas de vários frutos entre eles o nosso cupuaçu carro chefe do Festival. (Fonte Odineide Valente Vieira)         

Nenhum comentário:

Postar um comentário