quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sessão Especial de 10 de Abril de 2012.


Câmara Municipal de Barcarena
Sessão Especial do dia 10 de Abril de 2012.
Resumo
A Sessão foi presidida pela 2° Secretária Vereadora Laura Amélia auxiliada pelos Membros da Comissão de Meio Ambiente: Vereadores Luiz Tavares e Junior Américo.
A pauta: Apresentação de criação de um espaço de dialogo para superação das dificuldades ambientais do Município de Barcarena e estratégia para o Fórum Pro- Barcarena envolvendo os diferentes setores da sociedade: empresas, governos e sociedade civil.
Foram escritos para apresentação: Senhora Maura Regiane Morais, Senhor Rosemiro Conceição dos Santos, Senhora Maria Magaly dos Santos, Senhora Maria Lindalva Melo dos Santos e Senhor Petronilo Progênio Alves.
Todos tiveram o tempo necessário para suas apresentações.
Maura Regiane:
--- Agradeceu o espaço oferecido pela Câmara de Barcarena e no seu entendimento foi um passo muito importante enquanto sociedade civil no processo de mobilização.
E objetivo foi de apresentar aos Vereadores o trabalho que foi desenvolvido dês de 2007, pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil.
“Um trabalho que é feito com prioridade com as organizações da sociedade civil de Barcarena. O IEB Apoiou estímulou e ajudou no processo de capacitação”.(disse Maura)
Rosemiro Conceição dos Santos: apresentou um histórico do movimento social.
Disse Rosemiro: Que a sociedade começou se articular por sentirem-se incomodadas nas conseqüências ambientais com a implantação dos Projetos.
E a sociedade procurou uma solução, com greves, piquetes pra chamar atenção do Estado e em cima desse clima aconteceram os acidentes através das indústrias.
Com o acidente na Imerys em 2007 foi formado um termo ajustamento e conduta e o ministério publico entendeu que a sociedade precisava está preparada pra solucionar os seus problemas existentes no Município e foi destinada uma verba para instrui a sociedade nas questões empresarial e de estado.
E o IEB foi o mentor para a preparação desse conhecimento para que a sociedade diante de uma mesa redonda possa debater com as empresas e o estado e descubra solução de um novo perfil para o município de Barcarena. E o Fórum Socioambiental é o caminho. (concluiu Rosemiro).
Magaly Campos.
Reafirmou as palavras de Rosemiro do aprendizado da sociedade para o enfrentamento da solução de seus problemas. As 30 entidades que tiveram a preparação com o IEP com cursos, oficinas, elaboração de projetos para capacitação de recursos e principalmente na mobilização da sociedade.
Com estudo da responsabilidade Social o mapeamento das Áreas impactadas pelos projetos em Barcarena, os intercâmbios com a trocada de experiência socializada com outros grupos de luta.
Cidade sustentável o Fórum amazônico sustentável fortaleceram o coletivo para construir o espaço de dialogo intersetorial, onde o poder publico nas três esferas, as empresas e a sociedade civil possam discutires um ambiente sustentável para Barcarena.
Que possa ser criando um termo de conduta e uma comissão para fiscalizar permanentemente o meio ambiente em Barcarena.
Finalizou lendo o texto da Constituição Brasileira no seu artigo 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”.
Maria Lindaval.
Entre o seu histórico de apresentação e representante da associação das mulheres campo e cidade de Barcarena. Lindaval focou assuntos de muita importância fugindo da pauta da Sessão. E dentro da pauta falou da necessidade de se unificar na luta ao meio ambiente e da importância da capacitação das comunidades como autores principais.
Finalizando conclamou a todos os Vereadores a inaugurar um novo tempo.
Petronilo Progênio.
Disse: Que estamos inaugurando uma nova ordem social na história de Barcarena iniciada pelos Cabanos com a formação desse Fórum que representa uma convergência entre os atores capazes de garantir vida nova, vida descente, garantir que todos nós tenhamos as condições de vida necessárias.
Que através dos diálogos irão sair as políticas publicas que a Lei Magna nos garante.
Falou de alguns projetos que já foram aprovados e que beneficiam a sociedade entre eles o passe escolar.
Referiu-se a sociedade civil; que ela foi premiada com o conhecimento e que este conhecimento vai ser exercitado para o bem de toda Barcarena.
E fez um apelo aos Vereadores em nome das organizações de Barcarena, para que abrace essa causa, para construir o Fórum para resgatar a historia dos Cabanos escrevendo uma nova introdução; da criação de um instrumento capaz de garantir que Barcarena precisa.
Uma vida digna, descente, uma vida de paz e de qualidade. (concluiu)
Cleide da liderança da comunidade Acuí do pólo industrial de Vila do Conde. Recebeu cinco minutos para suas considerações.
Em um momento Cleide falou da sua participação que tem no GT no pólo industrial “grupo de trabalho” e que tudo é focado no pólo industrial; derreamento de caulim, fuligem, o impacto no lençol freático, as contaminações nos rios. No pólo estão às riquezas e as amarguras de Barcarena.
Na sua conclusão falou dos impactos ambientais que são mostrados pelo Evandro Chagas, e pela UFPA que vem crescendo a contaminação, tanto pelo ar como pelo lençol freático em Barcarena. Então é hora de começar o que vai ser o futuro de amanhã. (finalizou agradecendo)
Falaram os Vereadores Luiz Tavares, Ari Santos, José Santos, Lucia Nascimento, Junior Américo e Laura Amélia que fez suas considerações. Agradecendo a todos que falaram e pela contribuição para um encaminhamento de responsabilidade ao meio ambiente e que reconhece a problemática que passa o município, e quando se fala em meio ambiente com os projetos instalados em Barcarena é muito difícil de explicar pelas conseqüências que nos envolvem dês 1985, que na época ficaram omissas. É importante agora procura solução e quando a sociedade está organizada; será muito fácil vira essa página principalmente com a união de todos. (finalizado encerrado a Sessão). Ficou encaminhada uma reunião de trabalho para o dia 25/04/2012. Entre Vereadores da comissão de meio ambiente e as sociedades envolvida na criação do Fórum.
Setor de Comunicação da Câmara de Barcarena 11/04/2012. .
Texto e Foto de Ari SSoares Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário