domingo, 25 de março de 2012

Informações da Câmara Municipal de Barcarena Resumo da Sessão de 20 de Março de 2012.


Informações da Câmara Municipal de Barcarena
Resumo da Sessão de 20 de Março de 2012.
Feita as justificativa das ausências dos Vereadores Luiz Leão e Lúcia Nascimento. Leão encontrava-se no Município de Orem, no funeral de Benedito de Jesus Garcia, conhecido por Peru; falecido em acidente no Domingo. E a Vereadora Lúcia Nascimento encontrava-se em uma reunião na Vila do Conde.
 Depois de lido as correspondências recebidas e expedidas pelo Vereador Ari Santos
 Pela liderança do PP foi cedido espaço ao Senhor Wilson Brasil Braga representando o PRB.
Brasil começou agradecendo o espaço pela Liderança do PP. E embora ausente a Vereadora Alziane Cunha direcionou a pergunta: se ela é a favor que a população aprove o aumento de salário de Vereadores, diante da  afirmação da Vereadora de colocar em consulta popular as novas vagas de Vereadores quando se reportou na Sessão passada diante do assunto.
E no seu entender o Vereador é o representante do Povo e o que vai ser votado está escrito na Emenda Constitucional N° 58 da Constituição Brasileira; então não tem nada de errado.
E afirmou que se não for aprovado as 17 vagas, não vai ficar difícil só para partido pequeno, vai ficar difícil também para quem já está acostumado a fazer política.
E solicitou aos Vereadores que olhe com carinho o Projeto, e vote o mais rápido possível, pois os partidos precisam direcionar suas metas e da resposta aos interessados em participar do Pleito.
Deixou uma reflexão:
17 vagas vão ficar também, mas fácil para os senhores porque são inúmeros os candidatos que virão. E na apuração, Vereador Luiz Tavares por infelicidade ou ironia do destino ficar de fora, Vereadora Laura, fica de fora, por pouco votos, Vereador Ari e outros Vereadores poderão depois ficar arrependidos.
Finalizou dizendo: que não tem duvida que todos os Vereadores que representa o Legislativo de Barcarena; saberão tomar a decisão certa.
Ari SSoares Comunicações.   20/03/2012        
 
                Informações do Poder Legislativo de Barcarena.
Em 21/03/2012, aconteceu no prédio da Câmara Municipal de Barcarena; reunião que discutir o Plano de Ações que será apresentado no dia 4 de Abril de 2012, efetivando ações nas escolas, hospitais, outros setores públicos e comunidades em geral.
 A reunião foi provocada pela Vereadora Laura Amélia diante dos inúmeros acidentes de transito em Barcarena Sede e Vila dos Cabanos que solicitou medidas sócio educativas para o transito em Barcarena em  requerimento verbal na Sessão do dia 13 de Março de 2012.
Ademir Souza diretor do DEMUTRAN mostrou as ações que diariamente são praticadas nas ruas entre blitz e educação ao transito e todo trabalho do DEMUTRAN, que programou para este sábado 24/03, na rodovia da integração atualmente palco de vários acidentes; uma ação de conscientização ao transito, envolvendo vários parceiros e solicitou espaço na Tribuna na próxima Sessão da Câmara Municipal de Barcarena para falar de transito e especificamente de transporte coletivos.        
A Vereadora Laura Amélia agradeceu as principais instituições representadas e se colocou a disposição como cidadã e parlamentar no que for preciso para um Transito disciplinado e sem acidentes. 
Ari SSoares Comunicações.

Informações do Poder legislativo de Barcarena.
IEB Instituto Internacional de Educação do Brasil e (CA) Comitê da Sociedade Civil para Acompanhamento dos Projetos de Fortalecimento Institucional em Barcarena reuniram com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores na manhã de quarta feira 21/03/2012, no Plenário da Câmara. Diante o encaminhamento feito na Sessão de 06/03/2012.
Resumo da Reunião.
Maura Moraes Assistente Social Coordenadora dos Projetos de fortalecimento institucional apresentou o IEP e seus Objetivos
IEB é uma organização não governamental que está atuando dês de 1998 e tem seu objetivo central a capacitação e formação de pessoas ligada à idéia de conservação ambiental com trabalhos nos Estados de Pará e Amazonas. Em Barcarena foram capacitados 350 comunitários.
Objetivo estratégico do projeto é a dinâmica de capacitação da sociedade civil que provoque a constituição de um espaço publico.
 Um espaço de dialogo item setorial, na qual se favoreça a discussão publica dos problemas assim como a construção de alternativas para os mesmo, ou seja, o fórum não será só para dizer o quanto temos problemas, mas construir soluções e soluções que vão demandar a sociedade civil as empresas e o estado.   
 A idéia de um Fórum local parte do entendimento de um conjunto de transformação que Barcarena sofreu com a implantação dos Projetos na década de 80, que mexeu com toda sociedade e para isso. É necessário um olhar diferente; no Fórum evolvendo todos os atores pode se inaugurar um controle social, que é a base da democracia gerando mudança sustentável para o Município de Barcarena.  
Luiz Tavares: falou da importância da reunião na discussão sócio ambiental; por entender que se os problemas são comuns que a solução seja compartilhada. E só dessa maneira podemos avançar, e que Meio Ambiente é algo que afeta diretamente a todos nós. Entre vários conceitos de Meio Ambiente tanto nós influenciamos como somos  influenciado por eles. 
Maura Moraes afirmou que essa reunião foi à primeira com o órgão de estrutura publica a nível Municipal.
Foi cobrado por um membro do Comitê de fiscalização do TAC os 350 mil Reais, que a Prefeitura de Barcarena recebeu, assim como o Corpo de Bombeiro também recebeu e ainda não prestaram de conta.
 Vários encaminhamentos foram propostos; entre eles uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Barcarena, proposta do Vereador Luiz Tavares para ampliar o assunto.
Estiveram presentes na reunião Vereador Luiz Tavares presidente da Comissão Técnica de Meio Ambiente, Vereador Ari Santos, Junior Américo, Lucia Nascimento, representante do IEB e membros da sociedade civil organizada.
Ari SSoares Comunicações. 22/03/2012.
As Escolas de Informática Gerenciadas Pela Câmara Municipal de Barcarena nas Comunidades através do Projeto do NACI.
Cabresto (curso básico)
Pioneiro (14° Batalhão Cabano cursos básico e avançado)
Guajaraúna (curso básico)
Castanhalzinho (cursos básico e avançado)
Ilha Arapiranga (curso básico e avançado)
Já estão abertas as inscrições dos cursos no horário 08 às 17 horas com idade mínima para os interessados a partir de 9 anos de idade. A informação procede da Coordenadora dos Cursos Lauriane Gomes.
Ari SSoares Comunicações 22/03/2012.
   
A SEMED em parceria com a Prefeitura Municipal de Barcarena e Governo Federal, realizaram hoje 23 de Março de 2012, no Ginásio Poliesportivo Municipal a Cerimônia de entregas de matérias dos Programas Escola Acessível, Mais Educação e Segundo Tempo com 22 escolas sendo beneficiadas. 
O Programa Segundo Tempo é programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa Escola Acessível, da Secretaria de Educação Especial, busca adequar o espaço físico das escolas estaduais e municipais, a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino. As escolas interessadas em participar devem apresentar suas demandas de acessibilidade no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola).
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
No ato Luciene Barbosa Secretária de Educação anunciou a construção de cinco creches e as quadras poliesportivas das escolas São Francisco Xavier, Zita Contente Magno, Aloizio Chaves e a escola Martins Magno.
O Vice Prefeito Renato Ogawa que representou o Prefeito João Carlos. Renato elogiou todos os envolvidos nos Projetos, e disse: que Barcarena está fazendo seu dever de casa na sua contra partida nos Projetos mostrando que é possível gerenciar recursos de qualquer esfera com resultados positivos.  E anunciou a total reforma da escola Santa Joana para em seguida fazer as entregas dos materiais aos diretores das escolas beneficiadas.
 O Legislativo foi representado pela Vereadora Lúcia Nascimento.  O ginásio recebeu a participação dos pais e alunos das 22 escolas e várias autoridades.
Ari SSoares Comunicações 23/03/2012.   

A proteção ao Meio Ambiente não exige apenas medidas Governamentais ou de Empresas para o seu efetivo controle: cada pessoa pode fazer a sua parte!
 NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS; O LIXO ENTOPE OS BUEIROS, ATRAINDO RATOS E BARATAS.   DIMINUINDO A VAZÃO DAS ÁGUAS PLUVIAIS.
PROVOCANDO O RISCO DE ENCHENTE; TORNANDO A CIDADE SUJA; CAUSA MAU CHEIRO;                                           ALEM DE PROVOCAR VÁRIAS DOENÇAS. 
NÃO JOGUE LIXO NOS RIOS, PRAIAS E IGARAPÉS.
AO VIAJAR DE BARCOS, COLOQUE DEPOIS DO USO: COPOS, LATAS, CANUDINHOS E OUTROS, NOS CESTOS DISPONÍVEIS EM CADA BARCO.
  A NATUREZA AGRADECE!
“ESTE É UM SERVIÇO DE CIDADANIA DE      ARI SSOARES COMUNICAÇÕES NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE. APOIO CULTURAL
CÂMARA MUNICIPAL DE BARCARENA.   VEREADOR LUIZ LEÃO.
VEREADORA JANEIDE RODRIGUES
DOUTOR THIAGO RODRIGUES DOUTOR EDSON CARDOSO. ADEMIR SOUZA DIRETOR DO DEMUTRAN. RENATO OGAWA E JUNIOR OGAWA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário