terça-feira, 9 de agosto de 2011

Resumo da 19° Sessão Ordinária de 09/08/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.

Resumo da 19° Sessão Ordinária de 09/08/2011 da Câmara Municipal de Barcarena.
No grande expediente usou o espaço cedido pela Presidência o Secretário Municipal de Saúde Padre Carlos Silva que fez uma explanação referente à prestação de conta da SEMUD no primeiro semestre de 2011.
Falou da satisfação de entregar hoje os equipamentos para aos Agentes Comunitários de Saúde e outros equipamentos da atenção básica; mostrando a transparência e os encaminhamentos que estão sendo feitos com apoio do Poder Legislativo e Executivo.
E colocou um pouco que já foi realizado na Saúde e algumas estratégicas de Ação. Entregou aos Vereadores a Ata Patrimonial da Saúde que foi feita após a Caravana da Saúde. Foi feito um documento que foi registrado em Cartório de todos os recursos da Saúde: Os bens Móveis e Imóveis, que são os prédios, construções, veículos, equipamentos etc; foi também encaminhada uma cópia ao Conselho Municipal de Saúde e ao Departamento Patrimonial do Município de Barcarena para ter o controle desses Bens.
Encaminhou a Mesa uma cópia do ofício do concurso público que foi enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Pará, a Secretaria está na espera da  homologação do Processo, para  poder chamar as pessoas que foram aprovadas.
O Secretário na sua apresentação dividiu a estratégica de Saúde do Município em três momentos: A primeira parte da Ação, foi adequação habilitação dos serviços e a regulação dos instrumentos de gestão e Ordenação da Secretaria, com CNPJ a regularização de fundo a fundo depositada no BanPará e Banco do Brasil , Auditoria, com revisão de contratos de alugueis e pagamentos de débitos, ampliação e adequação do sistema de água dos ribeirinhos, que agora passou para a Secretaria do Meio Ambiente, cabendo agora a Secretaria de Saúde o monitoramento da qualidade da água.
No segundo momento foi à adequação da estrutura física com a reforma e ampliação de todas as unidades de saúde e construção de duas novas estratégica de saúde: Guajára-Uma e Zita Cunha e três Postos novos de Saúde que foi no Piramanha, Guajarino e  Comunidade do Pedral.
Aquisição de equipamentos novos, aclimatização no Hospital Municipal e Unidade Mista, a compra de veículos próprios: ambulâncias, motos e lancha.
No terceiro momento foi adequação dos recursos humanos; contratos, concursos, a estabilidades dos ACS, a eliminação dos devios de função e o pagamentos dos encargos funcionais e patronais do INSS e a implementação do PCCS da Saúde (Plano de Cargos Carreiras e Salários)
 Dentro dessa estratégica está o termino e o funcionamento do hospital materno infantil regionalizado e a construção de um hospital de 120 leitos, um hospital geral. Disse o Secretário que já tem uma projeção de saúde adequada para 20 anos e apresentou em slide todas as Ações realizadas durante sua gestão.
Vários Vereadores fizeram seus questionamentos ao Secretário: destaco do Vereador José Monteiro dos Santos.
                José Monteiro dos Santos disse que estava encantado do trabalho do Secretário e disse que o Secretário nem precisava vir; porque já viu tantas inaugurações e todos já sabem das mudanças que aconteceram na sua gestão.
E fez duas perguntas: uma sobre a lavanderia e a outra se o Secretário iria entrega o cargo.
O que respondeu: que a lavanderia já está funcionando e quanto a sua saída; disse que entrou para ajudar a Administração; e que fez a sua parte, mais que só vai sair no momento oportuno.         
Nos pronunciamentos dos Vereadores; todos elogiaram o Secretário de Saúde e pediram para o Padre Carlos permaneça na frente da Secretaria pelo resultado do avanço que alcançou a saúde em Barcarena.
Outro assunto que foi puxado pela Vereadora Alziane Cunha; foi o plebiscito que vai acontecer dia 11 de Dezembro deste ano, para dividir o Para em três Estados, e que ela se coloca contra a divisão do Estado e pediu que a Casa começasse a discutir e chame as Comunidades para os debates e mais esclarecimentos. A Vereadora encerrou seu pronunciamento felicitando todos os pais na passagem de seu Dia.      
 O Vereador Ari Santos que presidiu a Sessão informou que a Secretaria Municipal de Assistência Social convida todos os Vereadores e o Povo em geral para  apresentação do Projeto Minha Casa Minha Vida no dia 12/08/2011, às 10 horas na Sede do Bajara.
Que todas as informações serão dada, para aquisição das casas.
Ari Soares Comunicações.  
              
   
       

Um comentário:

  1. ola ari, voce saberia dizer porque o tribunal de contas do municipio demora tanto para aprovar as contas da saude? só depois de aprovadas essas contas é que o prefeito podera homologar os ag. comunitarios de saude eo de combates as endemias, enquanto isso várias areas do nosso municipio padecem com a avanço da dengue.

    ResponderExcluir