quarta-feira, 27 de abril de 2011

Resumo da Sessão Ordinária de 26/04/2011 Cãmara Municipal de Barcarena

Resumo da Sessão Ordinária de 26 de Abril de 2011.
Depois de feita a chamada dos Vereadores e lido o Trecho Bíblico como também as correspondências recebida e expedidas pela 2ª Secretária Laura Amélia: Usou a tribuna do Plenário Antonio Clarindo Magno o Professor Walmir que falou:
Enquanto membro de uma equipe de professores que estão participando de um projeto que trata sobre a qualidade da água utilizada na escola José Maria de Morais e justificou a ausência dos demais membros, devido a semana Santa não foi possível uma articulação para o comparecimento de todos; principalmente os alunos.
    Explicou que com os impactos ambientais que as empresas vêm causando no Município de Barcarena e com o vazamento de 350 metros de rejeitos de caulim que aconteceu há quatro anos; houve um termo de ajustamento de conduta o “TAC” entre a Imerys Rio Capim Caulim e o Ministério Público Estadual. Neste TAC o Instituto Evandro chagas vem desenvolvendo um projeto e firmou uma parceria com a USP e a Universidade estar administrando um curso de educação ambiental ministrado por três professores para professores da rede Estadual e Municipal de Barcarena, no total de oitenta professores que estão participando desse curso.
E a fase a seguir, que é em decorrência do TAC, de desenvolver etapas nas escolas e o tema escolhido é a água, que é utilizada na escola José Maria de Morais.
Um tema muito importante, afirmou o professor; é na escola que se ensina a higiene aos alunos; mais infelizmente essa educação não é colocada na pratica devido os alunos usarem um copo e esse copo é usado para mais de 300 ou 500 alunos, isso é grave devido às doenças infecto contagiosa como: a meningite e outras doenças, e com certeza muitos alunos já ficaram doentes.
O professor solicitou apoio aos Vereadores para que juntos encontrarem soluções para essa problemática e reivindicou ajuda para o deslocamento de alunos e professores até a capital a onde farão visitas ao complexo de tratamento de águas e ao Instituto Evandro Chagas.
Houve parte pelo Vereador Paulo Ronildo que parabenizou a equipe e se colocou a disposição para colabora.
O Presidente Luiz Leão colocou a disposição da equipe: dois Vereadores que fazem parte das comissões de Educação e Meio Ambiente para acompanhamento nas visitas.  
Na seqüência os Vereadores João Maciel Batista, Luiz Leão, Alziane Cunha, Paulo Ronildo, Lúcia Nascimento, Laura Amélia, e Ari Santos usaram a Tribuna e falaram da questão da água em Barcarena e outros assuntos.
O Vereador Ari Santos que presidia a Sessão verificando que não havia número suficiente para votação na primeira parte da ordem do dia, não colocou o projeto de Lei N°01/2011 de 15 de Fevereiro de 2011, que dispõe da criação da Guarda civil Municipal de Barcarena de autoria do Executivo, provocado pela Vereadora Janeide Rodrigues, como também nenhum requerimento foi votado.
O Vereador José Santos nas suas explicações pessoais contestou por na ser votado o projeto que cria a Guarda Municipal, por falta de coro e pediu que a Mesa tomasse providências pra punir os Vereadores que deixarem o Plenário depois de feita a chamada de presença.
O que concordou o Presidente Titular Luiz Leão: que é uma idéia da Mesa em mexer no Regimento Interno da Casa e punir com desconto na folha de pagamento, os Vereadores que faltarem as Sessões e nas reuniões de Comissões Permanentes de Trabalhos, como é feito na Câmara Municipal de Belém.
O Presidente em exercício Vereador Ari Santos entregou ao Presidente da Comissão de Constituição e Justiça Vereador José Santos para analise e pareceres o Projeto de Lei N°05/2011 de 22 de Março de 2011, que Institui a Política o Fundo e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e dar outras providências. Encerrando a Sessão de 26 de Abril de 2011 da Câmara Municipal de Barcarena.                                                          Ari Soares Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário