terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Informações da Câmara Municipal de Barcarena; 34° Sessão Ordinária



 Informações da Câmara Municipal de Barcarena; 34° Sessão Ordinária da Legislatura de 2014, pertencente o segundo período. Em 02 de Dezembro de 2014.
Presidida pelo vereador Paulo Alcântara.
No pequeno expediente com duração de 15 minutos: chamada dos vereadores presentes; Lida a leitura Bíblica do livro de Colossenses 1°: 3,14 pelo 1° secretário vereador Iberê Gomes de Miranda; analise e discussão e aprovação das Atas 30°, 31° e Sessão Especial; leitura dos expedientes recebidos e expedidos pelo vice presidente vereador Francisco Alves Braga Filho.

No grande expediente:
Espaço na tribuna foi cedido pelo vereador Paulo Alcântara a senhora Joelma Braga presidente da instituição GAOPA e a senhora Nilda Moraes representante do SENAI Barcarena. Que explanaram sobre o atendimento da pessoa com autismo e o programa desenvolvido em Barcarena “Programa SENAI DE AÇÕES INCLUSIVAS” e entrega de certificados as pessoas que colaboraram com o GAOPA.

Vereador Paulo Alcântara, Alberto Góes, representante da escola Santa Joana, Odineia Serrão e Rosilvado Furtado, receberam os certificados.

 Paulo Alcântara na foto acima.
 
Odineia Serrão            
Em espaço cedido pelo partido solidariedade: Aberto Góes secretário 
 municipal de planejamento e articulações institucionais e Miguel Fernandes dos Santos Costa, presidente do conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiências, falaram sobre o dia 03 de dezembro, dia das pessoas com deficiências. O professor Jesus coordenador do setor de educação especial da secretaria de educação de Barcarena, fez a tradução na linguagem brasileira de sinais (Libra)

Alberto Góes entregou o projeto de lei de autoria do executivo municipal, que institui na primeira semana do mês de dezembro. A semana das pessoas com deficiência. O projeto de lei foi também entregue em Braille fazendo referência ao momento, e marcando como história, na Câmara Municipal de Barcarena.



Os vereadores Francisco Junior, Iberê Gomes de Miranda, Junior Ogawa, Rudilene Magno, Lúcia Nascimento, Padre Carlos Silva, Francisco Alves Braga Filho, falaram sobre os assuntos.

Paulo Alcântara agradeceu a presença dos secretários Aberto Góes e Ivana, a senhora Odineia Serrão da secretaria de educação, Miguel Fernandes dos Santos Costa, presidente do conselho municipal dos direitos das pessoas com deficiências, a senhora Joelma Braga do GAOPA, senhora Nilda Moraes do SENAI, Gérard Nesme de Lyon na França, convidado do vereador Padre Carlos Silva, Paulo falou ao secretário Aberto, que mandou tirar copias do projeto para encaminhar a comissão de constituição e justiça para na próxima terça feira proceder à votação, Paulo Alcântara demonstrou interesse pela causa, por sua parte aprovou o projeto.

Na primeira parte da ordem do dia: foi encaminhado para comissão de constituição e justiça o projeto de lei n° 016 de 02 de dezembro de 2014, de autoria do executivo municipal, que dispõe sobre a criação da semana municipal da pessoa com deficiência, e dar outras providências.

Requerimentos Verbais Aprovados:

Vereadora Lúcia Nascimento: Solicitou a secretaria de infra estrutura que realize um mutirão de limpeza nas ruas e praças de toda a Vila do Conde.

Vereador Francisco Chaves Junior: Solicitou que presidência da câmara providencia um intérprete na linguagem em LIBRA, para as transmissões das sessões via internet. E que a Casa possa ter em seus arquivos às matérias em Braille.
O vereador também solicitou a secretaria de infra estrutura que esclareça sobre as falhas que estão ocorrendo com a coleta de lixo do bairro do Laranjal.

Vereador Junior Ogawa: Solicitou a secretaria de infra estrutura que realize reformas nos trapiches das comunidades Piedade, Icaraú e Arauaia.

Vereador Francisco Alves Braga Filho: Solicitou por parte do executivo municipal respostas dos projetos aprovados de sua autoria, em especial o projeto de lei n° 01/2013 que dispões da divulgação do autismo infantil através de material impresso. 
2° requerimento: Solicitou a secretaria de educação, que no setor do passe escolar seja providenciado um comprovante de documento aos alunos cadastrados no setor.

Vereador Padre Carlos Silva: Solicitou ao executivo resposta de seus requerimentos que ainda não foram contemplados com a sua execução. Para a secretaria de infra estrutura pediu a situação da construção das pontes: Zita Cunha, Cabresto, Cruzeiro Caeté, Jacareguara e a realização de serviços no cemitério do Mocajuba.
Para secretaria de saúde solicitou que providencie um dentista no posto da Pedreira.
Solicitou a Casa que envie moção à comunidade de São Francisco pela festividade e a data comemorativa ao padroeiro do município de Barcarena.

Vereador Paulo Alcântara: Solicitou ao excelentíssimo senhor prefeito municipal de Barcarena: que determine a secretaria de infra estrutura a execução de serviços de desentupimentos dos bueiros da Rua João Pantoja de Castro, entre Frederico Vasconcelos e Jaime Dias.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Barcarena, 02 de Dezembro de 2014. Fotos de Antonio Silva e redação de Ari Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário