sábado, 26 de abril de 2014

Informações da Câmara de Barcarena, Sessão Ordinária do 22/04/2014.



Resumo do pronunciamento do professores Ivaldiy na Sessão do dia 22/04/2014. Na Câmara Municipal de Barcarena.

O espaço na Tribuna foi concedido pela presidência da Casa, a liderança do SINTEP- Barcarena, aos professores Ivaldiy Furtado e Francisco chagas, com assunto em pauta da categoria, “As inverdades apresentadas pelo governo municipal de Barcarena, durante a sessão especial de 08 de Abril.” 






            Ivaldy iniciou seu pronunciamento manifestando seu pedido de desculpas, por algumas situações de decoro na galeria da Câmara, em Sessão anterior; justificando seu clamor que é imenso, diante do descaso administrativo municipal.
             “Leu um poema critico de sua autoria em titulado É Barcarenense”, descrevendo como um hino da cara feia da cidade, um histórico da face medonha. Completando depois de declamar o poema afirmando: “que é uma canção histórica da nossa face triste é um resumo que nós passamos dês que Barcarena era colônia; nesses tropeços de Barcarena, mudando de Sede, por lado e por outro, e agora tenta voltar para o outro lado do mucuruça: "Nessas idas e voltas da nossa Sede, ilustra um fato interessante, nós não sabemos para onde ir, temos administrado nossa cidade de forma muito ruim.”

Em relação à greve da educação, em metáfora chamando de calcanhar de Aquiles (ponto fraco da administração), ela ilustra, o quanto estamos tropeçando no encaminhamento dessa cidade para um futuro feliz; deixando o mérito da questão da greve para o próximo orador.

           Aludindo que fazia tempo que estava preparado para usar o espaço na Tribuna, como estar preparado para um dia falar também com o Judiciário desse município. Em outro assunto falou do governo Vilaça, dizendo que ele tem demonstrado uma força incrível para negar as Leis, e que o governo Vilaça, não tem moral para administrar, por ser processado por pedofilia, não respeita a ordem judicial, não respeita o clamor popular e não respeita a Câmara, por não ter ainda materializado as proposições aprovadas na Casa, pedindo uma ação mais decisiva da Câmara, pelo caos que está a cidades na infraestrutura das suas ruas.

             Finalizando, pediu apoio aos vereadores de não legislar contra o PCCR, por ser uma conquista social e não poder ser rasgado e jogado fora.

O presidente da Câmara Vereador Paulo Alcântara (na foto), depois de ouvir os professores Ivaldiy Furtado e Francisco chagas.
 

Disse que não tem nenhuma intenção de mexe no PCCR, até porque quem já estar no PCCR, estão com seus direitos garantidos e falou que o executivo não enviou nenhuma Lei para mudar o PCCR e a Câmara vai elaborar um documento, acrescentando outras reivindicações, entre elas o passe dos estudantes, garantindo que não serão modificados.

As mesmas colocações em favor de não mexe no PCCR, foram ditas por todos os Vereadores que usaram a Tribuna no grande expediente, após ouvirem os oradores que representaram o SINTPP de Barcarena.


Redação de Ari Soares de Barcarena
, 22 de Abril de 2014. (Fotos Câmara Municipal de Barcarena.

                       -----------------------------------------------------------------------



Resumo do pronunciamento do secretário geral do SINDAVIBA, Enilton Silva Cavalcante,  na pauta “O descaso da administração municipal de Barcarena com a categoria”. Na Sessão do dia 22/04/2014, da Câmara Municipal de Barcarena. Espaço concedido pelos Vereadores, Thiago Rodrigues e Wandson Oliveira.




Enilton depois de congratular com os vereadores e agradecer ao Thiago Rodrigues e Wandson Oliveira, pelo espaço concedido. Comunicou que dês setembro de 2013, o sindicato iniciou um diálogo com administração referente a todas as reivindicações dos vigilantes. Foi elaborada uma agenda permanente de debate e confirmadas três reuniões para o ano de 2014.
Infelizmente em todas as reuniões administração não se fez presente, e as poucas vezes quando eles foram recebidos pela administração, o que ficou conversado e acertado, administração não cumpriu a sua parte.

Falou da publicação no diário oficial da união, da Norma Regulamentadora N° 16, que garantiu o adicional de risco de vida,as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas. Que tramitou por 10 anos para a sua aprovação, e diante de muitas reivindicações por muitos sindicatos a Lei foi aprovada e publicada no dia 02/12/2013.
Levaram a publicação da Lei, para administração, foram reconhecidos os direitos e garantiram que pagariam a partir do mês de Janeiro de 2014, e mais uma vez não foi realizado o acordo, e administração não voltou a reunir com o sindicato.

Explicou que a carga horária do vigilante é de 180 horas, para trabalhar 15 noites, e o vigilante para ganhar, um pouco melhor, ele tem que fazer 168 horas extras, ou seja, trabalhar 25 noites.
Pediu para os vereadores verificarem a situação dos servidores de auxiliar de pavimentação, assistentes de vias publicas que trabalham no galpão da prefeitura, que fizeram o concurso publico para vigilantes e sofreram desvios de funções. Eles estão reclamando da alimentação, eles não têm garantia de saúde e fazendo ações que não caracteriza a função de vigilante, da qual foram concursados.

Comentou assuntos de uma reunião com assessoria jurídica da administração, alegram o reconhecimento dos direitos da categoria, mais que dependia de uma regulamentação municipal, por não existir na Lei municipal, o direito de o vigilante receber o adicional de risco de vida. E que depende de um estudo de viabilidade pra ver o grau de risco para exercer a função de vigilante.

Argumentou Enilton, fundamentado no Regime Jurídico Único, no artigo 68, “Que todo servidor no exercício da função exposto a risco de vida, faz jus o adicional de periculosidade.”
Afirmou que a categoria aprovou em assembleia por unanimidade na ultima terça feira: "se administração municipal, no próximo pagamento, não pagar o adicional de risco de vida, os agentes de vigilantes da prefeitura municipal de Barcarena, estarão em estado de greve no município".

Lamentou do governo que pregava mudança; fazer hoje, o que vem fazendo, desrespeitando os servidores de várias categorias. E que o SINDAVIBA, está fazendo uma reivindicação do que é de direito, por Lei Federal, Lei Municipal e por uma luta de mais de 10 anos, sendo inadmissível abri mão desse direito. Pediu apoio aos Vereadores para fazer que os direitos dos servidores sejam respeitados, afirmando que os servidores são o maior patrimônio municipal.

Finalizando dizendo: “infelizmente a saúde de Barcarena estar doente, a educação abandonada, as ruas cheias de buracos e os vigilantes desprotegidos.”

O Presidente Vereador Paulo Alcântara responde ao secretário do SINDAVIBA, que recebeu um expediente da administração, contendo três itens, fardamento, curso de capacitação e adicional de risco de vida, marcando uma reunião para quinta feira 24/4, às 14 horas no prédio da prefeitura, com a presença dos vereadores, diretoria do sindicato e administração para resolver o pagamento do adicional de risco de vida, dos agentes de vigilância.



Redação de Ari Soares de Barcarena e Fotos da Câmara Municipal de Barcarena.


Sessão Ordinária de 22/04/2014, da Câmara Municipal de Barcarena. 


Requerimento Verbal do Vereador Luiz Tavares na Sessão Ordinária de 22 de Abril da Câmara Municipal de Barcarena.
Solicitou que a Casa envie votos de parabéns e agradecimento aos organizadores da Paixão de Cristo, em especial ao diretor do espetáculo  Arildo Possa, pelo belíssima apresentação que ofereceu durante os dias da Semana Santa em Barcarena.
 (Foto de arquivo do Vereador Luiz Tavares)

O Requerimento Verbal do Vereador Padre Carlos Silva, parabenizou o Secretário de Agricultura do Município de Barcarena, pelo Projeto do peixe vivo, que aconteceu em Barcarena, valorizando a produção local e que o Projeto alcance mais produtores no Município.


Informações de Ari Soares de Barcarena.
(Foto Câmara Municipal de Barcarena (Foto de arquivo). 
  
Sessão Ordinária de 22 de Abril de 2014.


Requerimento Verbal do Vereador Junior Ogawa: Solicitou que a Secretaria de Infra Estrutura realize  a pavimentação da estrada que dar acesso do Sirituba ao Cuipiranga; no mínimo a realização de uma operação tapa buraco.     
  Informações de Ari Soares de Barcarena. (foto de arquivo)
------------------------------------------------------------------------------------------
                     Outras Informações

O Vereador Paulo Alcântara no auditório da Celpa, juntamente com os Vereadores Jr Ogawa e Lucia Nascimento: participando de um Workshop sobre iluminação publica. Na oportunidade agendaram com a Gerente de relacionamento do baixo Tocantins a Sra. Ana Regina Torres uma reunião com os demais Vereadores segunda-feira 28/4, no Plenário da Câmara para tratar do assunto referente o Município de Barcarena. (Fonte Facebook de Paulo Alcântara)

-------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário