segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

30 de Dezembro completam 70 anos que o Decreto Lei 4.505 de 30/12/1943.



                30 de Dezembro completam 70 anos que o Decreto Lei 4.505 de 30/12/1943, Promulgou a Emancipação Política do Município de Barcarena. Ao refazer essa pesquisa que configura sua história procurei conversar com a primeira Vereadora de Barcarena, Nair Dias Serrão que cumpriu o mandato pela UDN (1967ª1970), tendo no Executivo o senhor Claudomiro Correia de Miranda, e presidente de Câmara o Vereador Antonio Dias Furtado e seus Pares Antonio Reis Cardoso que licenciou-se assumindo seu suplente Wandick Gutierrez, José do Amaral Furtado, João Bosco Magno, Antonio de Matos Caravelas, Vereador Francisco da Costa Gouvea, Raimundo de Araújo Góes, João Pantoja de Castro, que faleceu em pleno mandato assumindo seu suplente Orion Soares da Silva que também licenciou-se para assumir Manoel de Almeida de Moraes.
 Nair dias Serrão contou que seu mandato foi de muito atrelamento com o executivo municipal por fazer oposição e por isso sofreu cassação e ficou ausente por 60 dias do seu mandato, que recorreu na justiça e reconquistou tendo como álibi a Ata da Sessão que foi Extra-ordinária, reconduzida ao cargo, cumpriu seu mandato até o final.
Filha de Tome de Morais Serrão, Vereador que iniciou o Período Constitucional de Barcarena em 1946.  Nair Dias Serrão nasceu na Vila de São Francisco em 17 de Novembro de 1925, hoje com 88 anos de idade, com muita saúde, mostrando total lucidez, sempre sorrindo e amável doçura ao expressar suas palavras, habilitada pelo desempenho de longos anos no magistério e seu envolvimento com a comunidade, sendo uma das fundadoras do Centro Comunitário da Vila. Concorreu novamente no ultimo Pleito ao cargo de Vereadora para colaborar com seu grupo político, sem emplacar um bom resultado.  Não entristecida Nair Dias Serrão expressou sua satisfação de cumprir sua Missão, que como primeira Vereadora, motivou a mulher a participar na política em Barcarena, como professora e membro na sua comunidade que a torna realizada.
Entre outros assuntos falamos da Cabanagem pela conversas ouvidas pelos seus antepassados, que trouxe para Vila um grande numero de refugiados que embrenhados nas matas, alguns construíram suas moradas que influenciaram no crescimento do Povoado que se tornou Vila de São Francisco em 1897 Lei Estadual N° 494, ocorrendo sua instalação em 02 de Janeiro de 1898.
Quanto os restos mortais do Cônego Batista Campos, Nair Dias Serrão lamentou a publicação de algumas lideranças da Vila, de que entregaram somente terras, que seguiu para o Memorial da Cabanagem  projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém, inaugurado em 07 de Janeiro de 1985, a pedido do então governador do Pará Jader Barbalho, o monumento foi construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem. O que inviabilizou a construção da praça em frente à Igreja de São Francisco Xavier, com um busto do mentor intelectual da Cabanagem   Cônego e jornalista João Batista Gonçalves Campos.
Em relação à Barca Arena a nobre Ex- Vereadora confirmou sua existência e sua armação foi vista por um bom tempo as margens de um córrego nas proximidades da Igreja de São Francisco Xavier e obvio que o nome de Barcarena foi uma determinação de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marques de Pombal, consolidando o mesmo nome da Barcarena de Portugal.
A respeito da transferência da Sede do Município  ela informou  que seu mentor  o Ex- prefeito Frederico Duarte de Vasconcelos  (falecido em 15/01/1975), que teve todo apoio do Legislativo (1951ª1954), para ter a proximidade com Belém e pelo próprio crescimento da Cidade que se fazia necessário devido a navegabilidade do Rio Mucuruça, o que favorecia o escoamento do extrativismo e outras potencialidades da época.
Seu sonho e de uma Barcarena com um bom crescimento econômico, visto os novos empreendimentos a serem instalados e uma administração voltada para o Povo e que a Vila de São Francisco seja reconhecida como  Patrimônio Cultural de Barcarena, porque foi a onde tudo começou em 1709; instalação de um Memorial com acervo onde nossos munícipes possam encontrar sua verdadeira história e poder escrever uma nova história entre outros pleitos.       
Agradeceu a minha visita e ofereceu um deliciou café: que é óbvio eu não recusei.

Ari SSoares Assessor Legislativo da Câmara Municipal de Barcarena. 
 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
 Manoel Furtado e Silva, foi Vereador aos 30 anos de idade, pelo Município de Barcarena, na época sem receber salário. 

O Ex- Vereador Manoel Furtado e Silva, que cumpriu o mandato em Barcarena em pleno Regime Militar que então o Brasil vivia de 1977ª1982, que tinha no Executivo Municipal o então prefeito José Pinheiro Rodrigues, seu Vice Antonio Clarindo Magno, presidente da Câmara Olimpio Ferreira Damasceno Filho e os Vereadores Marcos Martins Magno, José Lucio de Azevedo, Gabriel Pinheiro Furtado, Antonio Dias dos Anjos e Manoel Antonio Dos anjos Filho.
Sente-se honrado de participar na trajetória política, fazendo parte na história de Barcarena que por sua rica natureza e profundeza de suas águas e na hospitalidade de seu Povo. Recebeu o Empreendimento que mudou a sua economia e seu crescimento.
Nos 70 anos que comemoramos sua Emancipação política através do Decreto Lei N°4.505 de 30/12/1943 e oficializado em 01/01/1944. Solicitado pelo Prefeito nomeado, Sr. Frederico Duarte de Vasconcelos ao então Interventor Federal do Estado do Pará. O Coronel Joaquim de Magalhães de Cardoso Barata.

Homenagem!
Deseja que novos fatos sejam acrescentados e seus resultados estejam sempre em benefícios de seu Povo que é o maior patrimônio deste abençoado Município. Na oportunidade almeja a todos um feliz ano novo a todos os munícipes de Barcarena.
Votos do Ex Vereador de Barcarena Manoel Furtado e Silva.
**********************************
 
Histórico de Barcarena
Segundo o historiador Theodoro Braga, antes de 1709, as terras hoje ocupadas pelo Município de Barcarena eram conhecidas pelo nome de Fazenda Gibirié e, mais tarde, como “Missão Gibirié”, de propriedade dos padres jesuítas, antes de converterem em Freguesia de São Francisco Xavier de Barcarena.
Sua elevação à categoria de Vila aconteceu mediante a Promulgação da Lei Estadual nº 494, de 10 de Maio de 1897, ocorrendo sua instalação em 2 de Janeiro de 1898, segundo estava determinado pelo Decreto nº 513, de 13 de dezembro de 1897.
A história do Município de Barcarena está vinculada, até os primeiros trinta anos de século XX, aos acontecimentos político-administrativos e territoriais do Município de Belém. No Decreto-Lei de nº 2.972, de 31 de março de 1938, a denominação oficial do lugar aparece como Barcarena, considerada, até então, como distrito sob subordinação direta à Belém. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 3.331, de 31 de Outubro de 1938, Barcarena perdeu o território da área do Caeté, em favor do município de Mojú.
Somente mediante a promulgação do Decreto-Lei Estadual nº 4.505, de 30 de Dezembro de 1943, solicitado pelo Prefeito nomeado, Sr. Frederico Duarte de Vasconcelos ao então Interventor Federal do Estado do Pará. O Coronel Joaquim de Magalhães de Cardoso Barata, que passou a vigorar no Diário Oficial de 1° de janeiro de 1944. Barcarena foi reconhecida como Município do Estado do Pará, fixando seus limites e sua localização geográfica. E em 1956, foram reconhecidos como seus distritos Barcarena e Murucupi, com os quais configura seu território até hoje.

A denominação do Município de Barcarena, segundo levantamentos mais recentes se originou da política pombalina na região amazônica. No entanto prevalece a origem folclórica que seu nome se deu por existir uma grande barca de nome barca arena. Com o tempo foi construída a junção “Barcarena”.
Palco da Cabanagem “revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840” foi o mais importante movimento popular do Brasil. e o único em que representantes das camadas humildes ocuparam o poder.
Barcarena com seu filho ilustre
João Batista Gonçalves Campos (nasceu em Barcarena, em 1782, (Cônego, jornalista e advogado.)
Autor intelectual da Cabanagem alimentou, com suas atitudes corajosas e com seu verbo entusiasmado, a resistência contra o governador da província Bernardo Lobo de Sousa, por isso teve de refugiar-se no interior da Província, para escapar às perseguições do governo. Redigiu o primeiro Jornal publicado em Belém - "O Paraense" e a seguir o "O Publicador Amazonense".
Em 1834, enquanto Batista Campos fazia a barba, provocou, por descuido, um corte profundo em uma espinha no rosto por intermédio da navalha que usava. O ferimento aparentemente irrelevante infeccionou, provavelmente acentuado pelas condições geográficas da Amazônia, o que ocasionou a morte de Batista Campos em 31 de dezembro de 1834. Seu corpo foi enterrado na Vila de Barcarena. E mais de 150 anos depois, em 1985, seus restos mortais foram retirados do local de sepultamento, colocados em uma urna, e levados em carreata pela cidade de Belém, na comemoração dos 150 anos da Cabanagem, sendo posteriormente carregados a um monumento comemorativo na capital paraense
. Porem um relato do Ex Vereador José de Souza Dias conhecido por Palito, grande parte dos restos mortais do Cônego Batista Campos ficaram na Vila de São Francisco.

O Período Constitucional diante dos arquivos da Câmara Municipal de Barcarena começa em 1946.
Com a posse do 1° Prefeito o Senhor Raimundo Alves da Costa Dias e o Vice José de Sales Manito.
No Legislativo
Presidente Frederico Duarte Vasconcelos
Vereadores Delfino Alves dos Anjos, Abelard Magalhães Silva, João Paulo Figueiredo Vasconcelos, Manoel Santana e Silva, João Gaya Damasceno, Tome de Morais Serrão e Oscar da Silva Costa.
Presidentes da Câmara Municipal de Barcarena
1-1946 / 1950. FREDERICO DUARTE VASCONCELOS
2-1951 / 1954. JOSÉ ESTEVAM DA SILVA MANITO
3-1955 / 1958. JOÃO GAYA DAMASCENO
4-1959 / 1962. OSCAR DA SILVA COSTA
5-1963 / 1966. JOSÉ DO AMARAL FURTADO
6-1967 / 1970. JOSÉ PINHEIRO RODRIGUES
7-1871 / 1972. ANTONIO CLARINDO MAGNO JUNIOR
8-1973 / 1976. ANTONIO MORAES FURTADO
9-1977 / 1978. MARCOS MARTINS MAGNO
10-1979 / 1980. ANTONIO DIAS DOS ANJOS
11-1981 / 1982 OLIMPIO FERREIRA DAMASCENO FILHO
12-1983 / 1984. MANOEL SOUZA DA SILVA
13-1985 / 1966. EDIR NAZARÉ MAGNO
14-1987 / 1988. MANOEL SOUZA SILVA
15-1989 / 1990. DILO RIBEIRO DA POSSA
16-1991 / 1992. DENILSON DIAS ALVES
17-1993 / 1994. WALDIR GÓES RODRIGUES
18-1995 / 1996. JOSÉ MARIA GÓES RODRIGUES
19-1997 / 1998. JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS
20-1999 / 2000. ANTONIO BOTELHO DA SILVA
21-2001 / 2002. MARIO CÉSAR DOS BRANDÃO
22-2003 / 2004. LUIZ DA COSTA LEÃO
23-2005 / 2005. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES
24-2006 / 2006. JOSÉ RENATO OGAWA RODRIGUES
25-2007 /. ALÍRIO CEZA MAGNO (faleceu em 13/08/2007)
26-2007/2007. José Américo Contente Magno Junior.
27-2008/ 31/12/2008 José Américo Contente Magno Junior.
28-2009/31/12/2009 Luiz do Socorro Tavares
29-2010/31/12/2010 José Américo Contente Magno Junior.
30-2011/31/12/2011 Luiz da Costa Leão
31-2012/31/12/ 2012 Luiz da Costa Leão
32-2013/ Ary Sergio de Almeida Santos
33-2013 Paulo Sergio Alcântara de Matos.
34 para 2014 Paulo Sergio Alcântara de Matos
Prefeitos no Período Constitucional.
Do Município de Barcarena
1946ª 1950 Raimundo Alves da Costa.
1951ª 1954 Frederico Duarte de Vasconcelos
1955ª 1958 Miguel Fernandes da Costa Junior
1959ª 1962 Raimundo Alves da Costa
1963ª 1966 Laurival Campos Cunha
1967ª 1970 Claudomiro Correia de Miranda
1971ª 1972 Oscar da Silva Costa
1973ª 1976 Hamilton Reis de Souza
1977ª 1982 José Pinheiro Rodrigues
1983ª 1988 Laurival Campos Cunha
1989ª 1992 Wandick Gutierrez
1993ª 1996 Laurival Campos Cunha
1997ª 2000 Wandick Gutierrez
2001ª 2004 Laurival Magno Cunha
2005ª 2008 Laurival Magno Cunha
2009ª 2012 João Carlos dos Santos Dias
2013ª2016 Antonio Carlos Vilaça.
Vice - Prefeitos no Período Constitucional do Município de Barcarena.
1946ª 1950 José de Sales Manito
1951ª 1954 Tomé de Morais Serrão
1955ª 1958 Abelardo da Silva
1959ª 1962 Oscar da Silva costa
1963ª 1966 José Pinheiro Rodrigues
1967ª 1970 José Pinheiro Rodrigues
1971ª 1972 Sebastião Brasilino de Oliveira
1973ª 1976 Antonio Morais Furtado
1977ª 1982 Antonio Clarindo Magno Junior
1983ª 1988 Wandick Gutierrez
1989ª 1992 João Carlos dos Santos Dias
1993ª 1996 João Bosco Magno
1997ª 2000 Borgônio Cassiano do Nascimento Neto
2001ª 2004 Waldir Góes Rodrigues
2005ª 2008 Waldir Góes Rodrigues
2009ª 2012 José Renato Ogawa Rodrigues
2013ª 2016 José Renato Ogawa Rodrigues

Nesta transição Política de Período Constitucional de Barcarena somente até nos nossos dias quatro vices, chegaram ao cargo de Titular. Wandick Gutierrez por dois mandatos intercalados
Oscar da Silva Costa 1971ª 1972
José Pinheiro Rodrigues 1977ª 1982
Wandick Gutierrez 1989ª 1992
Wandick Gutierrez. 1997ª 2000.
João Carlos dos Santos Dias. 2009/2012

Ari SSoares: Assessor Legislativo da Câmara Municipal de Barcarena.
*****************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário