quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Informações do Poder Legislativo do Município de Barcarena


Estiveram na Tribuna da Câmara Municipal de Barcarena, na Sessão de 20 de Setembro de 2011.
  O Senhor José Eustaquio representante da Comissão Organizadora “Frente Barcarenense em Defesa do Pará”; que fez uma explanação da divisão do Pará. E a Senhora Solange Meneses Coordenadora do Cento de Referencia Especializado de Assistência Social, que apresentou os serviços que o CREAS oferece.
Eustaquio começou sua fala com um informe da audiência publica, sobre a água do Município de Barcarena que será dia 28 de Setembro.
Sobre a pauta solicitou aos Vereadores apoio para mobilizar a luta na defesa do Pará, e que todos possam se posicionar a favor nessa defesa.
Lembro que o tempo está passando e que dia 11 de Dezembro de 2011, haverá o plebiscito para decidir a divisão do patrimônio das famílias e seus descendentes; é preciso está ciente que essa decisão não será mudada.
E pediu que os Vereadores marcassem uma reunião política e que convide os parlamentares que tiveram votos no Município e as instituições que tenham conhecimento da situação geográfica e econômica para melhor discussão.
A representante da Secretaria de Assistência Social focou a importância do CREAS.
O Centro de Referencia Especializado da Assistência Social, que disponibiliza atendimento especializado continuado a indivíduos e famílias com direitos violados, com objetivo é a garantia de direitos, regate da cidadania, valorização do potencial humano e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Funcionando de maneira articula com a rede de serviços sócios assistenciais o sistema de garantia de direito e organizações não governamentais. O CREAS Barcarena está organizado em três serviços.
Serviços de protenção e atendimento especializado a família e indivíduos o (PAEF). Que é um serviço de atendimento e acompanhamento a indivíduos e família em situação de ameaça ou violação de direitos seu público alvo são famílias e indivíduos e o atendimento é feito a vitimas de violência física, psicológica e negligência, abuso sexual, afastamento da convivência familiar, aplicação de medidas sócios educativas, tráfico de pessoas, situação de Rua e mendicância, abandono, vivencia de trabalho infantil, discriminação decorrência da orientação sexual ou raças e etnias, descobrimento de condicionalidades do bolsa família e do PET e outras formas de violação de direitos.
Serviços de proteção social adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço a comunidade (PSC) é um serviço de atenção sócio assistencial e acompanhamentos a jovens e adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto, determinadas judicialmente. O publico alvo deste serviço são adolescentes entre 12 e 18 anos incompletos ou jovens de 18 a 21 anos em cumprimento de medidas sócio educativa de LA e PSC aplicada pela justiça da infância e juventude.
Serviço de proteção social, especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias (PSDI), é um serviço de atendimento especializado a famílias com pessoas deficientes e idosos, com algum grau de dependência, agravado por violações  de direitos: Publico alvo pessoas com deficiência e idosos, com dependência dos seus cuidadores e familiares.
O CREAS funciona com uma coordenação, uma equipe administrativa, equipe de apoio técnico através de educadoras sociais e psicólogos e assistentes sociais.
As atividades executada pelo CREAS acolhimento inicial, visita domiciliar, visita institucional, visita de busca ativa de referencia e contra referencia, atendimento psicossocial individual, encaminhamentos, trabalho com grupos, confecção de relatórios produção de documentos estudo de casa e reunião técnica administrativas, “assim que o usuário chega, ele passa por um processo de acolhimento inicial com profissional e de acordo com a demanda que ele coloca; naquele momento é percebido, se ele é público alvo do CREAS ou tem que ser encaminhado para rede sócio assistencial”                                     
O CREAS está localizado na Avenida Magalhães Barata N° 3370 próximo o Centro Cultural no Bairro Betânia em Barcarena, telefone 37532523 de segunda a sexta feira das 7:30 as 16:30.
A missão institucional do CREAS, garantir o atendimento especializado, individualizado e continuado a cada individuo ou família que se encontra em situação de ameaça ou risco e todo tipo de violação de direito visando a garantia de direitos, regate da cidadania, valorização do potencial humanos e fortalecimento dos veículos familiares e comunitários.
Solange fez um balanço dos casos atendidos pelo CREAS, mais destacou que ainda não sabe de nenhum caso de abusado que tenha sido punido pela Justiça de Barcarena e quando uma criança passa por uma situação de abuso ela é encaminhada pelo conselho tutelar para o PROPAZ, para fazer os exames periciais e o resultado desse exame demora de 30 a 90 dias.        
    E sua maior preocupação com relação à exploração de crianças e adolescentes e na Vila de Conde, o que seria articular com á policia no âmbito da segurança pública, uma forma de reprimir esse tipo de pratica criminoso que é traumatizante, tanto para as crianças, adolescentes e suas famílias e todos nós.
     Finalizou agradecendo o espaço e dizendo que todos nós, precisamos refletir essa problemática.
Ari Soares Comunicações apoio Cultural
Câmara Municipal de Barcarena
Vereador Luiz Leão
Vereadora Janeide Rodrigues
Doutor Thiago Rodrigues
Doutor Edson Cardoso
Junior Ogawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário